Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Tecnologia na construção civil é tendência de investimento financeiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Brasil está no ranking dos 10 países que mais investem em sistemas e tecnologias de última geração, aponta Abes

Com expectativa de crescimento em 14,3% para este ano, o Brasil ocupa o 10° lugar no ranking dos países que mais investiram em tecnologias em 2021, com US$ 45,7 bilhões. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e revelam a força do setor para a geração de novos negócios e o desenvolvimento de produtos e serviços no país.

Com o desempenho positivo no setor, o Brasil passa a estar no grupo dos 10 países que mais investem em sistemas e tecnologias de última geração. Com esse cenário favorável, startups tecnológicas e empresas em fase de incubação podem ser atrativas para aportes financeiros.

Leia mais  Apple supera expectativas com receita de US$ 89,5 bi

O país é um berço de startups e cada vez mais grandes fundos estão olhando para o mercado LATAM, incluindo fundos que há alguns anos nem sabiam do potencial de inovação. A Nubank, por exemplo, que estreou recentemente na bolsa norte-americana é uma conquista para os brasileiros, pois um movimento desse faz com que os holofotes se virem para o Brasil.

“Somos um país emergente e a nível global sempre olham para gente por último, ainda mais quando falamos de inovação e tecnologia. Porém esse cenário vem mudando nos últimos anos. É preciso entender que uma startup por essência é uma empresa com base em inovação, tecnologia e escala”

explicou Rafael Souza, fundador da Brickup, startup mineira, de Belo Horizonte, que apresenta soluções inteligentes e chancela a tecnologia como primordial para o mercado da construção.

Existem diversos tipos de investimentos e investidores para essas empresas.

“A Brickup é uma startup que está em estágio de operação e buscando investimento, pois temos um produto validado e gerando receita. Então, basicamente um investimento hoje é para ‘colocar ficha na máquina’, que basicamente significa pisar no acelerador”

afirmou Souza.

A startup de Souza oferece, por meio da tecnologia, maior previsibilidade na obra, centralização de informações em um ambiente integrado e facilidade para a interpretação de dados, proporcionando uma gestão prática e assertiva para a construtora.

Leia mais  Brasil quer preparar empresas para a "Indústria 4.0"

Ele explicou que a startup está com uma rodada de fundraising aberta e conversando com alguns investidores e fundos seed para alavancar a operação e ir para a fase de escala.

“Os investimentos em conjunto, sejam eles via fundos de investimento ou crowdfunding, são modelos que atualmente são bem difundidos aqui no Brasil e de certa forma faz com que uma rodada de investimento se concretize mais rápido por ‘dividir o risco’ do aporte entre os investidores participantes, mas engana quem acha que esse é um processo simples. Existem várias camadas de aprovações e validações para conseguir participar de uma rodada de investimentos”

finalizou.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Setor de construção tem queda de confiança em março

Fernando Américo

Microsoft lança ferramenta de IA voltada para finanças

Mateus Sousa

Apple desiste da produção de carros elétricos

Mateus Sousa

Tecnologia à serviço do crime: a vez do clone de voz

Autor Convidado

Intel e Microsoft se juntam para produção de novos chips

Márcia Alves

Nvídia (NVDA): IA vai levar a outro balanço acima das projeções?

Autor Convidado

Deixe seu comentário