Guia do Investidor
tiktokpadraogdi
Notícias

Tik Tok já foi banido nos Estados Unidos? Entenda

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

  • Joe Biden, sancionou um projeto de lei que autoriza o banimento do TikTok
  • Ao projeto de lei que aprova o banimento do TikTok nos EUA, a rede social chinesa tem, portanto, 270 dias (9 meses) para encontrar um comprador que possa continuar suas operações no país
  • A principal alegação do governo americano é a preocupação com a segurança nacional

Na última quarta-feira (24), o presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou um projeto de lei que autoriza o banimento do TikTok. A menos que a empresa chinesa “ByteDance” encontre um comprador americano para a plataforma. Essa medida, aprovada às pressas desde o último final de semana, resulta de uma discussão iniciada em 2020, durante o governo de Donald Trump. Ao longo desses quatro anos, muitos desenvolvimentos ocorreram.

Ainda em funcionamento, com a assinatura do presidente Joe Biden ao projeto de lei que aprova o banimento do TikTok nos EUA, a rede social chinesa tem 270 dias (9 meses) para encontrar um comprador que possa continuar suas operações no país. É possível prorrogar esse prazo por mais 90 dias, o que totalizaria um ano para que a medida entre em vigor.

Leia mais  Bolsa de valores chega a quase 1,6 milhão de investidores

Se a venda não se concretizar, lojas de aplicativos como a App Store da Apple e o Google Play não poderão mais disponibilizar a plataforma aos usuários, tornando-a indisponível no país.

Por qual motivo a plataforma será banida e quantas pessoas serão afetadas?

A principal alegação do governo americano é a preocupação com a segurança nacional. A ByteDance estima que o banimento do TikTok poderá afetar aproximadamente 170 milhões de americanos.

Pode o Brasil replicar o projeto de lei dos EUA?

É muito improvável. Os EUA desconfiam da China devido ao seu grande crescimento econômico, que é visto como uma ameaça à hegemonia americana.

Por outro lado, o Brasil mantém uma boa relação com a China, fortalecida pelo BRICS, parceria comercial, proximidade diplomática e objetivos compartilhados. Portanto, a preocupação sobre a vigilância do aplicativo chinês sobre os cidadãos americanos, que motivou o projeto de lei nos EUA, não possui a mesma força no Brasil.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Posicionamento da plataforma

O TikTok pode contestar a decisão, questionando a legalidade do projeto e buscando ganhar mais tempo para reverter a situação. Esse processo, que pode se estender por meses ou até anos, pode garantir que a rede social permaneça no país até que uma decisão final seja tomada.

Leia mais  Quem apoia grupo terrorista Hamas, está tendo visto americano negado, aponta especialista

Em sua conta oficial no TikTok, o CEO da plataforma, Shou Chew, respondeu ao governo americano afirmando que o aplicativo não deixará o país. “Fiquem tranquilos, não vamos a lugar algum”, declarou Chew em um vídeo publicado na conta oficial do TikTok.

“Estamos confiantes e continuaremos lutando por seus direitos nos tribunais. Os fatos e a Constituição estão do nosso lado, e esperamos prevalecer.” Completa o CEO.

Michael Beckerman, vice-presidente de políticas públicas do TikTok, afirmou que a empresa continuará a lutar pelos direitos da Primeira Emenda dos usuários, conforme relatado pelo Times.

Em 2020, o presidente Donald Trump começou a ameaçar o TikTok, alegando que a China poderia usar a plataforma para obter dados dos usuários americanos. Assim, colocando em risco a segurança do país. Devido à persistente desconfiança, o senador republicano Marco Rubio propôs uma lei para banir redes sociais chinesas e russas dos EUA em dezembro de 2022.

Biden, no entanto, assinou uma lei para proibir o TikTok em dispositivos do governo americano. Em março de 2023, o FBI começou a investigar a plataforma, contudo, após acusações de jornalistas e ex-funcionários. O Congresso aprovou o projeto de lei em março de 2024, com ampla aprovação bipartidária, visando a segurança nacional dos EUA. O Senado o aprovou em 23 de abril, e Biden o sancionou no dia seguinte, como parte de um pacote de ajuda externa para Israel e Ucrânia.

Leia mais  Confira o novo horário da Bolsa de valores

Com a aprovação da lei, também podem ser proibidos outros aplicativos, além do TikTok, criados por empresas da China, Coreia do Norte, Rússia ou Irã, ou controlados em 20% ou mais por uma companhia desses países.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ibovespa sobe impulsionado por volatilidade nos mercados globais

Rodrigo Mahbub Santana

Entrada de US$ 303 mi em ETFs de Bitcoin: Fidelity e Grayscale lideram impulso

Rodrigo Mahbub Santana

Ações da Petrobras despencam após demissão de Prates

Rodrigo Mahbub Santana

Biden eleva tarifas sobre produtos chineses e novas alíquotas

Paola Rocha Schwartz

China é acusada de fraudar biocombustíveis

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras considera comprar fatia da Braskem

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário