Guia do Investidor
TikTok
Notícias

TikTok é “cavalo de Troia” da China, afirma chefe de segurança cibernética dos EUA

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O chefe do braço de cibersegurança da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), Rob Joyce, afirmou que o aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok é um “Cavalo de Troia” da China e representa uma ameaça de segurança cibernética de longo prazo para os Estados Unidos.

Em uma conferência em Napa, Califórnia, Joyce afirmou que é importante que o governo dos EUA monitore a matriz chinesa da TikTok, a ByteDance Ltd, para evitar futuros incidentes de segurança.

Joyce comparou o TikTok com o famoso Cavalo de Troia da mitologia grega, que foi usado para introduzir os gregos dentro das muralhas de Troia e derrotar os troianos.

Ele questionou por que os chineses iriam trazer essa capacidade para os EUA e permitir que eles manipulem os dados para apresentar informações que eles querem que a população americana veja.

Políticos e especialistas em segurança cibernética expressaram repetidamente a preocupação de que a matriz da TikTok possua muita informação sobre seus 150 milhões de usuários mensais nos Estados Unidos. Eles alegam que as medidas que o aplicativo tomou para separar os dados não são suficientes para mantê-los longe da intromissão do governo chinês.

O CEO da TikTok, Shou Chew, foi questionado na semana passada durante uma apresentação perante um comitê da Câmara dos EUA, onde ele procurou proteger sua empresa de possíveis proibições ou vendas forçadas por preocupações de segurança.

Chew afirmou que a TikTok não representa um risco maior do que outras gigantes de mídia social como o YouTube, do Google, e o Instagram, da Meta Platform Inc. Ele ainda argumentou que a empresa criou mais salvaguardas do que qualquer um de seus concorrentes ocidentais devido a essas suspeitas de longa data.

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

DIs caem apesar de feriado nos EUA e IBC-Br acima do esperado

Guia do Investidor

Inflação ao produtor nos EUA surpreende e sob e acima do esperado

Guia do Investidor

Inflação nos EUA supera projeções e pode afetar mercados

Lara Donnola

Luta livre na Netflix: streaming investe R$ 5 bilhões no setor

Lara Donnola

Prova de fogo: Tesla e Apple procuram “rendenção” na China

Leonardo Bruno

Petróleo registra ganho de 4% após ataques dos no Iêmen

Miguel Gonçalves

Deixe seu comentário