Guia do Investidor
Foto/Reprodução: Logo Minc - Governo Federal
Notícias

Governo Lula cria filiais do Ministério da Cultura em 26 estados e contrata petistas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O governo federal mantém uma estrutura de “filiais” do Ministério da Cultura, com cargos entregues a pessoas filiadas a partidos políticos, especialmente militantes do PT. Os cargos estaduais da pasta estão distribuídos em 26 unidades da Federação, com 80 servidores nomeados pela gestão petista. Foi o que apontou uma reportagem publicada hoje (5), pelo Estado de São Paulo.

Os escritórios, criados no início do ano passado, influenciam a escolha das Organizações Não Governamentais (ONGs) que formam os comitês de cultura dos Estados. Esses comitês fazem parte de uma política nacional que, em dois anos, vai repassar R$ 58,8 milhões para difusão cultural.

Em nota, a pasta afirmou que os comissionados são escolhidos pela experiência no setor cultural e que a filiação partidária não é requisito, mas destacou que o governo “atua na perspectiva do estabelecimento de coalizão para o aperfeiçoamento da democracia”.

Leia mais  Governo Federal autoriza operações das plataformas Vai de Bet e Esportes da Sorte

Levantamento feito pelo jornal O Estado de SP detectou que, dos 26 cargos estaduais, 19 são coordenados por membros do PT, um por filiado ao PSB e outro por membro do PSOL. Os outros cinco não têm filiação formal, mas estão ligados à política. Além dos coordenadores, os escritórios somam mais 60 comissionados, segundo dados disponíveis no site do ministério.

Casos específicos

O chefe do escritório da Bahia, por exemplo, não aparece na lista de filiados ao PT, mas trabalhou por três mandatos no gabinete do deputado federal Jorge Solla (PT-BA) até ser nomeado, em setembro passado, na Cultura. A chefe do escritório do ministério no Paraná, Loana Campos, não é filiada ao PT, mas está ligada ao principal articulador da comissão no Estado, João Paulo Mehl (PT), que coordena o Comitê de Cultura do Paraná.

Um coordenador da filial do ministério no Paraná afirmou que a escolha da ONG Soylocoporti para o comitê foi feita “através de um processo rigoroso de seleção de propostas por edital” e que “a vinculação partidária de pessoas não foi avaliada como critério do edital”. Loana Campos destacou sua experiência de 15 anos em políticas culturais e afirmou que não faz parte do corpo gestor da Soylocoporti.

Leia mais  PT apoia Hugo Motta em troca de indicação para o TCU

Promessa de Campanha de Lula

Os comitês de cultura são um compromisso pessoal de Lula, firmado ainda na campanha eleitoral de 2022. Em março deste ano, durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Cultura, Lula destacou a importância dos comitês para “democratizar o acesso à cultura e a participação social”. Em uma notícia institucional publicada no site do Ministério da Cultura em abril, uma coordenadora do escritório da pasta no Rio Grande do Sul explicou a missão das “filiais” como estratégica na luta pela defesa da democracia e pelo direito à cultura.

Após reportagem publicada pelo Estadão mostrar que o ministério selecionou ONGs ligadas a petistas e assessores da própria pasta, integrantes da oposição ao governo no Congresso pediram oficialmente que o caso fosse investigado pelos órgãos de controle. O senador Rogério Marinho (PL-RN)


Leia mais  Banco Central revela déficit de R$ 20 bilhões nas contas públicas em novembro
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

PT apoia Alcolumbre para presidência do Senado

Rodrigo Mahbub Santana

Eleições nos EUA e questões fiscais movimentam Ibovespa

Rodrigo Mahbub Santana

Imposto zero no consumo e taxação dos super-ricos, propõe ministro do turismo

Rodrigo Mahbub Santana

Governa enfrenta crise confiança e mercado aponta semelhança com Governo Dilma

Rodrigo Mahbub Santana

MPF apura omissão do Governo Lula no combate a COVID-19

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar fecha em queda após declarações de Haddad sobre corte de gastos

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário