Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Criptomoedas Notícias

Alameda Research de SBF quase entrou em falência antes mesmo da FTX existir

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O portal The Wall Street Journal (WSJ) publicou uma notícia em 31 de dezembro de 2022 afirmando que ex-funcionários revelaram que a Alameda Research, empresa de trading de Sam Bankman-Fried (SBF) sofreu pesadas perdas com seu algoritmo de negociação. 

Supostamente, o algoritmo havia sido criado para fazer diversas negociações automatizadas e rápidas. No entanto, a empresa estava perdendo dinheiro com erros cometidos nos processos de negociação.

As informações passadas são datadas de 2018, quando supostamente a Alameda havia perdido quase dois terços de seus ativos devido à queda de preço do token XRP e estava em um piscar de olhos. 

Apesar de não ser claro, ao que tudo indica, o robô acabou tendo recorrentes prejuízos devido às oscilações do preço da XRP na época e o quase levou a Alameda a decretar falência, antes mesmo da FTX surgir.

No entanto, Bankman-Fried foi rápido e supostamente conseguiu recuperar a empresa do prejuízo usando fundos levantados por credores e investidores. Para isso, ele prometia retornos de até 20% sobre seus investimentos.

Leia mais  Bitcoin retrocede após alcançar US$ 49 mil com antecipação de ETFs

Ainda segundo o relatório do WSJ, em janeiro de 2019, SBF usou a conferência Binance Blockchain Week, patrocinada pela Alameda, para entrar em contato com investidores para obter financiamento para sua empresa falida.

Depois disso, a FTX, foi lançado, no mesmo ano de 2019, e com isso, Bankman Fried passou a usar a Alameda para alimentar o crescimento da recém inaugurada exchange.

Não é difícil de encontrar na internet relatos de pessoas próximas a exchange e a SBF que afirmam que o robô da Alameda por vezes assumia o prejuízo de suas operações apenas para que os usuários da exchange passassem a lucrar mais e assim conquistar mais clientes.

E mesmo que SBF tenha afirmado várias vezes que a Alameda e a FTX sempre operaram de forma independente uma da outra, hoje é claro para todo o mercado, principalmente depois dos recentes processos da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) que ambas empresas dependiam uma da outra para manter todo o esquema milionário de Bankman Fried.

Leia mais  Juiz permite saídas temporárias de Sam Bankman-Fried da FTX para preparação de defesa

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Novidade: Brasil Bitcoin expande sua lista com novos tokens; Confira

Lara Donnola

Brasil Bitcoin: é seguro? Como funciona? Conheça a exchange

Lara Donnola

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Autor Convidado

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Guia do Investidor

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Márcia Alves

Deixe seu comentário