Guia do Investidor
ibovespa
Notícias

Alta dos juros e dos combustíveis: Entenda a receita que levou o Ibovespa abaixo dos 100 mil pontos

Hora do velório. O principal indicador do mercado de capitais brasileiro estava respirando por aparelhos nos últimos dias, sustentado pela expectativa dos com um cenário menos agressivo nos , mas as movimentações nesta manhã parecem estar prestes a acabar com as expectativas de até mesmo dos mais esperançosos. O índice cede 3,74% neste início de tarde, abaixo do piso dos 100 mil pontos e o culpado não é segredo para ninguém.

As da , que possui um dos maiores pesos do índice estão em queda livre após um novo anúncio do aumento dos preços dos combustíveis. Um viés que vai de encontro com as recentes declarações do em tentar frear o ciclo de alta da gasolina e do diesel.

A revelação que o comando da principal empresa estatal do mercado e dos cargos executivos do governo não estão em sintonia foi o suficiente para a desconfiança explodir, e o resultado amarga quedas em um cenário já bastante complicado.

image 89

A semana além do aumento dos combustíveis guardou as revelações do Copom, que indicou um novo aumento de 0,5% na taxa básica de juros. O cenário busca conter a inflação, mas considerando os efeitos da mesma na escala global de produção (agradeça a Rússia por isso), o possível fim do ciclo de alta na Selic parece infundado, e um novo aumento deve aparecer na próxima reunião do comitê monetário do Banco Central. Neste cenário dos “pesadelos” , a aversão ao risco fica a todo vapor, e a manada começa a fugir da bolsa de valores.

Leia mais  BNDES divulga quais são seus principais tomadores de recursos

A situação também não se apoia em um bom humor do mercado internacional, e as principais bolsas americanas também cedem após a pelo FED. Bem, o mar não está para peixes.

NÃO DURMA NO PONTO!
Receba as mais quentes do mercado em primeira mão no seu Telegram:
ATIVAR AGORA!

Nossas redes:

Leia mais

Comitê da Petrobras aprova nome de Caio Andrade para presidência

Agência Brasil

Bolsa opera em campo positivo apoiada em mercados internacionais

Leonardo Bruno

Empresas não querem mais entrar na bolsa? Entenda o motivo da queda dos recentes IPOs

Leonardo Bruno

Ibovespa segue entre quedas e ganhos nesta quinta: confira destaques

Leonardo Bruno

Com crise interna, é o momento de comprar ações da Petrobras?

Leonardo Bruno

Ibovespa volta a cair com “mau humor” nas bolsas americanas

Leonardo Bruno

Deixe seu comentário