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Análise IPO Petz: vale a pena participar?

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A rede varejista de pet shops Petz está próxima de fazer seu lançamento de IPO (Oferta Pública Inicial de ações) com data prevista para o dia 11 de setembro. Ela será vendida sob o ticker “PETZ3” no segmento Novo Mercado da B3.

Sendo assim, com base no prospecto preliminar, é importante os investidores avaliarem as opiniões de especialistas e dados da companhia para melhor tomada de decisão.

Por conta disso, neste artigo veremos algumas informações sobre a rede varejista Petz para compreender melhor o processo de IPO e agregar informação aos investidores.

Vale mencionar que atualmente a operação está em período de reservas, cujo início foi 26 de agosto e término em 08 de setembro.

Dados sobre IPO DA Petz (PETZ3)

Em primeiro lugar, a oferta inicial total será de 163.265.306 ações ordinárias, sendo que dessas, a Petz divide em três origens:

  • 24.489.796 novas ações emitidas pela companhia;
  • 114.285.714 ações de titularidade do Acionista Vendedor Fundo de Investimento;
  • 24.489.796 ações de titularidade do Acionista Vendedor Pessoa Física.

Em outras palavras, o Acionista Vendedor Fundo de Investimento se trata da gestora de fundos controladora da Petz, Warburg Pincus LLC. Da mesma forma, o Acionista Vendedor Pessoa Física, diz respeito ao fundador e CEO da Petz, Sergio Zimerman.

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Além disso, sobre a oferta, ela pode ser acrescida de 20% da oferta inicial total por ações de lote adicional e ainda, mais 15% da oferta inicial em lote suplementar. Vale dizer que os lotes adicionais são ambos de titularidade da Walburg Pincus.

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Ademais, a faixa preço das ações da Petz ficou entre R$ 12,25 e 15,25, sendo que o preço final será definido em 9 de setembro.

Sendo assim, considerando o preço médio dessa faixa, R$ 13,75 por ação, a empresa pode levantar ao todo R$ 2,1 bilhões e desse valor, R$ 336,7 milhões com a emissão de novas ações.

Com o valor das novas ações, a Petz pretende investir em abertura de novas lojas e hospitais, além de tecnologias e meio digital sob estratégias omnichannel.

Breve história da Petz e números recentes

A princípio, a empresa foi fundada em 2002 sob o nome Pet Center Marginal, como uma pequena loja na Marginal Tietê em São Paulo. A ideia era se tornar uma rede de lojas especializadas em animais de estimação, oferecendo além de produtos, serviços e eventos.

Ao passo que houve a expansão, em 2013, a Private Equity Warburg Pincus, por meio do fundo WP XI A Participações Multiestratégia fez aquisição de parte da empresa, injetando capital para viabilizar expansão.

Anos mais tarde, a marca fez o reposicionamento sob o nome Petz com megalojas oferecendo uma gama de produtos e serviços.

Em suma, atualmente a estrutura é composta ao todo por 110 lojas, divididas em 99 lojas padrão e 11 lojas conveniência. Além disso, os hospitais estão disponíveis em sua maioria em lojas padrão, sendo que, alguns funcionam no modelo 24 horas.

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Por fim, as lojas são distribuídas por todo Sul e Sudeste e alguns estados do Nordeste do Brasil, com concentração sobretudo em São Paulo.

A respeito dos números da companhia, o prospecto apresenta os seguintes dados:

  • Receita Bruta de Vendas: R$ 731,6 milhões para 1S20. R$ 535,8 milhões para 1S19, variação de 36,6%.
  • Ebitda: R$ 123,6 milhões para 1S20. R$ 77,6 milhões para 1S19, variação de 59,3%.
  • Ebitda Ajustado: R$ 66,9 milhões para 1S20. R$ 40,7 milhões para 1S19, variação de 64,2%.
  • Lucro Líquido: R$ 22,1 milhões para 1S20. R$ 3,1 milhões para 1S19, variação de 619,6%.
  • Dívida Líquida: R$ 276,6 milhões para 1S20. R$ 229,2 milhões para 1S19, variação de 20,7%.

Para acessar prospecto na íntegra, acesse aqui.


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