Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

B3 anuncia nova carteira do Ibovespa até dezembro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A nova carteira do Ibovespa B3, principal indicador do desempenho das ações mais negociadas da Bolsa, será composta por 86 papéis, de 83 empresas brasileiras (ações ordinárias, ON, e preferencias, PN, de uma mesma companhia também podem integrar o indicador). Válida de hoje, 4 de setembro de 2023, até 29 de dezembro de 2023, a composição com base no fechamento do pregão de 1 de setembro de 2023, registra a entrada das empresas PetroReconcavo ON (RECV3) e do Grupo Vamos ON (VAMO3) e a saída da Meliuz ON (CASH3). Os cinco ativos com maior peso na composição do índice são:

  • Vale ON (14,766%)
  • Petrobras PN (7,214%)
  • Itaú Unibanco PN (6,428%)
  • Petrobras ON (4,467%)
  • B3 ON (3,579%)

Na carteira que valerá para os próximos quatro meses, os setores com mais representatividade são: setor financeiro (22,767%), petróleo (17,193%), minério e outras commodities (15,287%) e energia elétrica (9,953%).

Para compor a carteira do Ibovespa B3, as companhias listadas precisam cumprir alguns requisitos como:

  • negociadas em 95% dos pregões no período de vigência das últimas três carteiras (aproximadamente 1 ano),
  • movimentação financeira equivalente a pelo menos 0,1% do volume financeiro do mercado à vista no mesmo período e
  • estar entre os ativos que representem 85% em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN), que mede o volume negociado por um ativo na bolsa
  • não ser penny stock (ações negociadas por valor abaixo de R$ 1,00)
Leia mais  Mesmo em ano de eleição, Inter Research vê alta no Ibovespa

IDIVERSA, novo índice ESG da B3

Esse foi o primeiro rebalanceamento do IDIVERSA B3, também vigente de 4 de setembro de 2023 até 29 de dezembro de 2023. Lançado em agosto, esse é o 10º índice ESG na bolsa do Brasil e o primeiro índice latino-americano a combinar num único indicador critérios de gênero e raça.

“Os índices com teses ESG são termômetros importantes para que as empresas avaliem como estão suas práticas. Por meio desses indicadores, a bolsa do Brasil apoia as empresas listadas na evolução de sua jornada, avaliando a performance nos critérios específicos de cada um dos índices”, afirma Henio Scheidt, gerente de produtos da B3. Segundo ele, trata-se também de mais uma oportunidade de investimento: “Estamos oferecendo ao mercado mais uma tese de investimento que consolida a B3 como a principal provedora de índices do país”.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

A bolsa do Brasil conta com outros importantes índices ESG, como o IGPTW B3, que reúne as melhores empresas para trabalhar com base na pesquisa IGPTW, o ICO2 B3, que oferece aos investidores um indicador com empresas que medem suas emissões de gases de efeito estufa, e o ICBIO B3, que acompanha os preços dos créditos de descarbonização.

Leia mais  IRB tem alta expressiva no retorno ao Ibovespa, enquanto Vibra lidera desvalorizações do dia

Além de trazer indicadores relevantes para o mercado sobre as práticas de sustentabilidade das empresas, os índices possibilitam que os investidores invistam em teses temáticas por meio de ETFs, fundos de índices que refletem a variação das empresas que o compõe. Desta forma, é possível alinhar os objetivos, perfil investidor e valores em produtos que permitem investir em várias empresas com um só ativo.

Ibovespa B3

Completando 55 anos em 2023, o Ibovespa B3 reúne os ativos com maior volume negociado no pregão da bolsa do Brasil e serve de referência para investimentos como os ETFs, fundos de investimentos listados em bolsa que replicam o desempenho de um índice de referência.

Além dos ETFs (Exchange traded fund), o índice é utilizado como referência para outros produtos financeiros, como os futuros de Ibovespa e as opções sobre Ibovespa.

A porta de entrada, que vai definir se um papel será incluído ou não no índice, é a liquidez, ou seja, a capacidade que essa ação tem de ser comprada ou vendida rapidamente pelos investidores.

Leia mais  Ibovespa opera em queda; setor de serviços cresce 2,4% em novembro

Prévia das carteiras dos índices B3

A composição das carteiras do Ibovespa B3 e dos demais índices de ações calculados pela bolsa do Brasil é revisada a cada quatro meses, em janeiro, maio e setembro, com a possibilidade de entrada e saída de empresas de acordo com a metodologia de cada índice.

Além da carteira oficial, a B3 divulga três prévias das carteiras, antes da divulgação da carteira definitiva, para que investidores e gestores de fundos, por exemplo, tenham previsibilidade quanto à necessidade de fazer ajustes no peso de cada papel em suas alocações.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bancos doam ao RS e Ibovespa em queda: Confira o resumo dia

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre em alta impulsionado por Vale e Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abriu em queda: confira o resumo do dia

Márcia Alves

Ibovespa abre em queda seguindo recuo de Vale e Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa sobre 0,21%, após abrir em queda

Márcia Alves

Bancos e corretoras indicam ações para investir em maio

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário