Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Brasil, Estados Unidos e China: Perspectivas da inflação pelo mundo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

No Brasil, o IPCA alcançou 1,06% em abril, a maior variação para o mês em 26 anos. No entanto, não estamos isolados nessa tendência de alta dos preços. Na China, a inflação do mesmo período avançou no ritmo mais acelerado em quase seis meses. Já na maior economia do mundo, o Índice de Preços ao Consumidor desacelerou na comparação com março, mas acumula alta em 12 meses de 8,3% — patamar bastante elevado. Como esse cenário nos três países dialogam e nos afeta?

Por aqui, também houve uma desaceleração da inflação na comparação mensal, mas o índice veio acima do esperado. Além disso, o indicador já está há oito meses seguidos acima de dois dígitos. Apesar do alívio na tarifa de energia elétrica (causado pelas chuvas e, consequentemente, pelo retorno da bandeira tarifária verde), os combustíveis e os alimentos seguem sendo os principais vilões dos bolsos brasileiros, pois são influenciados diretamente pela alta dos preços das commodities e do dólar.

Leia mais  Mercado diminui previsão para inflação em 2019

Panorama parecido se observa nos EUA, onde energia e alimentos subiram 30,3% e 9,4% nos últimos 12 meses. A escalada preocupa o Fed, que vê pressões externas aos preços americanos, como a guerra na Ucrânia e as medidas de contenção à Covid-19 na China, que impactam as cadeias de suprimentos globais — um dos principais motivos da alta inflacionária mundial observada desde o ano passado.

No país asiático, aliás, a alta anual da inflação em abril (2,1%) foi superior à de março (1,5%), impulsionada por custos logísticos que afetam itens básicos. Vale lembrar que Xangai, a maior cidade chinesa, está em confinamento, o que perturba as redes de abastecimento e os preços relacionados ao transporte.

Com esse novo fator encarecendo os suprimentos a nível internacional e a elevação de juros por parte do Fed (que subiu 0,5 p.p. na última semana, chegando a 0,75%-1%) provocando uma valorização do dólar, o Brasil se vê ainda mais pressionado este ano. No melhor cenário, a paz no Leste Europeu, a contenção da pandemia na China e a alta da Selic no Brasil serão capazes de conter a persistente onda inflacionária.

Leia mais  Inflação pelo IPC-S sobe 0,91% na segunda quadrissemana de junho

Rodrigo Sodré, economista e sócio da BRA, escritório credenciado da XP INVESTIMENTOS


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Inflação ao consumidor amplo em Maio bate maior valor desde 2016
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Bug no Pix e queda do Dólar no 3º pregão consecutivo: veja o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Desaceleração da inflação: um respiro à economia brasileira

Autor Convidado

BCE: Cortes de juros gera consenso e possui incertezas

Paola Rocha Schwartz

Inflação acelera em seis das sete capitais pelo IPC-S, afirma FGV

Guia do Investidor

Lula cortou R$ 18 milhões do combate a dengue

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário