Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Calor eleva consumo de energia elétrica no começo de outubro, destaca CCEE

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

As temperaturas mais elevadas, que impulsionaram o consumo de energia elétrica em agosto e setembro, também influenciaram as duas primeiras semanas de outubro em boa parte do país, segundo dados preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. No período, o Brasil utilizou 67.627 MW médios, volume 4,2% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.

O mercado das distribuidoras locais, também chamado de regulado, apresentou crescimento de 7%, puxado principalmente por um uso maior de ventiladores e ar-condicionado. Já o mercado livre, no qual a indústria e grandes empresas podem escolher o seu fornecedor, houve um leve recuo de 0,2%, provocado por uma demanda menor em ramos como a fabricação de veículos e a indústria têxtil.

Leia mais  Viajar e comprar em lojas físicas nos próximos meses: é o que o consumidor brasileiro deseja, revela pesquisa da PwC
graf1

Consumo por ramo de atividade econômica

Entre os 15 setores da economia monitorados pela CCEE, as maiores altas nas duas primeiras semanas de outubro foram registradas na extração de minerais metálicos, na indústria de bebidas e nos ramos de comércio e serviço. Os dados preliminares, porém, mostram que mais da metade dos setores acompanhados teve retração, entre eles a fabricação de veículos, têxteis e a indústria química, segmentos que têm bastante representatividade na demanda do mercado livre.

graf2

Consumo por região

O calor registrado em quase todos os estados provocou um consumo maior de energia elétrica no Acre, que teve uma carga 25,8% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, no Maranhão (19%), no Mato Grosso (17,8%) e no Amazonas (16,6%). As reduções foram registradas pela CCEE no Amapá (-3,6%) e no Ceará (-3,7%), além do Tocantins (-11,3%), onde a Câmara de Comercialização ainda apura os dados preliminares.

graf3

Geração de energia

As hidrelétricas forneceram 46.784 MW médios para o Sistema Interligado Nacional – SIN, um crescimento de 9,1% frente a igual período do ano passado. Os parques eólicos produziram 13.720 MW médios, leve avanço de 0,7%, enquanto as fazendas solares geraram 2.830 MW médios, aumento de 45,7%. Esse cenário positivo para a geração de energia limpa e renovável contribuiu para um recuo de 18,4% na produção das térmicas.

Leia mais  ANEEL avalia consumo elétrico da Blockchain
graf4

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Energia solar registra recorde e define o futuro da construção no Brasil
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada

Guia do Investidor

Alerta: Onda de Calor extremo vai “derreter” estas ações

Leonardo Bruno

“Estamos jogando fora boa parte da produção de energia”, diz especialista

Guia do Investidor

Onda de calor em novembro eleva vendas em até 18,9% nos supermercados de todo o Brasil

Guia do Investidor

Vendas de ventiladores disparam 6x com onda de calor no sudeste

Guia do Investidor

Onda de calor: 5 erros que aumentam o valor da conta de luz

Guia do Investidor

Deixe seu comentário