Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Como comprar ações de clubes de futebol, como Flamengo, Corinthians? Em breve, será possível

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Senado aprovou nesta quinta-feira (10), um projeto de lei prevê incentivos para que os clubes de futebol se transformem em empresas, podendo abrir capital na bolsa de valores. A proposta, chamada de marco legal do clube-empresa, segue para análise da Câmara dos Deputados.

Dessa forma, foi apresentado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o texto foi aprovado na versão proposta pelo relator, senador Carlos Portinho (PL-RJ).

“Não seremos, mas estamos dando uma alternativa de mercado. Estamos mudando a forma como iremos atrair investimentos para o futebol. Estamos dando responsabilidade aos gestores. Permitindo uma maior arrecadação ao governo sem tornar um desequilíbrio com as associações civis.”

Afirma o relator.

“Por ser facultativa, [a transformação] tem que ser sedutora ao clube para estimular a constituição da SAF, como também ao investidor para ser atraído, trazendo riquezas para o país”, afirma o relator.

Leia mais  Techs impulsionam bolsas em NY; Ibovespa avança com IPCA-15 abaixo do esperado

Dessa forma, com a transformação, as equipes terão instrumentos para capitalização de recursos e para o financiamento próprio, como:

  • emissão de títulos de dívida (debêntures-fut);
  • atração de fundos de investimentos;
  • lançamento de ações em bolsa de valores.

O formato Sociedade Anônima do Futebol possui, segundo o relator, instrumentos de controle, governança, compliance, fiscalização por órgãos internos e externos, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), diferentemente de outros modelos empresariais.

Dessa forma, os clube-empresa também deverá prestar informações de forma pública sobre:

  • Atividades realizadas;
  • Dados econômico-financeiros;
  • Práticas de governança.

Como vai ser ações de clubes de futebol?

A abertura de capital requer muitas mudanças na estrutura e na direção dos clubes. Uma delas é ser composta por executivos qualificados e deve prestar contas para o conselho de administração.

Portanto, como empresas listadas na bolsa, os clubes são obrigados a preservar os interesses dos acionistas, distribuir dividendos e buscar a valorização do capital. Por isso, é preciso balancear o retorno financeiro e o sucesso esportivo.

Por fim, se tudo der certo, será possível comprar ações de clubes de futebol, como Flamengo, Corinthians, Grêmio e etc.

Leia mais  Ministro critica "lucro exorbitante" da Petrobras e nega interferência

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Governo brasileiro convocará reunião do Conselho de Segurança da ONU
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

Crise na Bolsa de Valores? Um alerta para a economia brasileira

Autor Convidado

O que acontece com uma nova bolsa de valores no Brasil?

Guia do Investidor

HBR Realty conclui venda do Hotel Fortaleza

Márcia Alves

Ministro critica “lucro exorbitante” da Petrobras e nega interferência

Rodrigo Mahbub Santana

Empresa de Trump tem prejuízo de quase US$ 60 bi em 2023

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário