Guia do Investidor
Viagem
Colunistas

Como se organizar financeiramente para viajar com a família?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Viajar é sempre muito bom, se for em família é melhor ainda. Porém, quanto mais pessoas viajam, maiores são as despesas. Por isso, viajar em família exige organização e planejamento.

Acompanhe este artigo e veja dicas importantes para planejar e executar a viagem dos sonhos com sua família.

Importância de um bom planejamento financeiro familiar

O planejamento financeiro familiar  mantém as contas da família sob controle. É ele quem garante um presente tranquilo e um futuro seguro para todos os membros.

Não ter um planejamento financeiro, principalmente em momentos de crise, pode colocar a felicidade e a diversão em risco. Por isso, nunca perca o controle sobre suas finanças. 

Na hora de realizar qualquer gasto extra, por exemplo, uma viagem, é necessário consultar o planejamento e entender como essa viagem poderá ser feita. É ele quem vai dizer se será necessário parcelar, se será preciso uma renda extra ou então cortar gastos.

Converse sempre com todos os membros da família e explique como é feito o orçamento familiar.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Planejando as finanças para uma viajar em família

Não deve ser nada agradável ficar sem dinheiro para curtir e bem no meio da viagem? Ou ainda voltar cheio de dívidas porque gastou mais do que planejou? E só existe uma maneira de evitar que isso ocorra, fazer um planejamento financeiro e montar uma planilha de gastos. É importante pensar em todos os pontos da viagem para que ela saia totalmente perfeita.

Leia mais  Três razões para falar de dinheiro com crianças e jovens

Estabeleça metas financeiras

Somente com o planejamento financeiro familiar pronto é que será possível definir os valores que poderão ser gastos na viagem, desde hotel, passagens, alimentação, transporte e todos os outros gastos.

Os limites estabelecidos devem estar dentro de uma realidade familiar, por isso explique a todos os membros da família a importância de seguir cada um deles. Pois só assim será possível aproveitar a viagem sem apertos financeiros.

Muitas pessoas ficam perdidas na hora de montar o planejamento e estabelecer os limites a serem gastos.  Mas para ajudar nesse planejamento, veja o que muitas especialistas indicam:

  • Gastos essenciais – 50% : moradia, educação, transporte e alimentação;
  • Dívidas e investimentos – 15%
  • Estilo de vida – 35% : compras, beleza, academia e viagens.

Trace sempre os objetivos a serem alcançados pela família, desde objetivos  a curto prazo, como negociação de uma dívida, até objetivos a longo prazo, como viagens e compra de automóvel.

Busque formas de economizar

Aqui vale tudo, desde diminuir os gastos do seu planejamento financeiro mensal, para que sobre mais dinheiro, assim como buscar formas de economizar dentro da própria viagem.

Leia mais  Os melhores livros sobre análise fundamentalista

Primeiramente, ao analisar o planejamento familiar, a família pode chegar à conclusão que é possível reduzir ou cortar algum tipo de despesa que esteja onerando o planejamento. 

Certamente essa redução de gastos ocasionará em uma sobra maior de dinheiro que poderá ser utilizado no planejamento da viagem. 

Muitas das vezes são gastos simples, por exemplo, excesso de consumo em aplicativos de comida e transporte, plano de TV por assinatura com canais que ninguém assiste, entre outros.

Saiba também que é possível economizar na hora de planejar a viagem, quanto maior a antecedência, maior será o desconto em passagem de aviões e acomodação nos hotéis. 

Esses setores costumam beneficiar bastante aqueles clientes que se planejam, visto que as passagens em cima da hora custam muito mais caro.  Utilize a internet para ajudar nessas buscas, há muitos sites especializados nesse tipo de comparação, de hospedagens e passagens de avião.

Alguns museus, teatros e parques também oferecem descontos para aqueles clientes que compram a entrada antecipadamente. 

Outra opção que faz toda a diferença é utilizar cartões de crédito que possuem milhas. Dependendo do uso do cartão, o cliente pode possuir milhas suficientes para garantir 100% do valor das passagens. Por isso, antes de planejar sua viagem, não deixe de consultar o programa de milhas do seu cartão.

Traçar um roteiro de viagem vai além de ter uma viagem organizada e bem aproveitada, também garante uma viagem com bastante economia.

E no final de tudo, todas essas economias certamente farão a diferença no valor final da viagem

Tenha um orçamento adicional

Estabeleça também um valor para ser guardado mensalmente. Além dos gastos previstos, é importante pensar que pode haver emergências. Por isso, não deixe de separar um valor para esse fim. Se ele não for gasto, melhor.

Os especialistas em finanças não estabelecem um valor para reserva, mas orientam que seja um valor que possa cobrir eventuais custos, sem comprometer o resto da viagem ou o controle financeiro na volta desta viagem. Evitando até que seja necessário utilizar o limite da conta para arcar com esses gastos.

Leia mais  O que é ROIC? Entenda o indicador

Aproveite a viagem

Não há nada melhor que compartilhar momentos inesquecíveis com aqueles que se ama. Viajar em família é uma forma de estreitar ainda mais os vínculos e transmitir importantes valores para as gerações mais novas, através de novas culturas e fazendo muitas descobertas.

Conheça a gastronomia, a arte, a geografia e toda a cultura que o destino escolhido tenha.

Não deixe de aproveitar nada que o lugar tem a oferecer por falta de planejamento. Inclua tudo que puder, planeje detalhadamente e aproveite.

Considerações finais

Todo trabalho deve ser feito sempre em conjunto. De nada vai adiantar se apenas uma pessoa poupar, enquanto todos os outros membros da família continuarem gastando. É necessário que todos se unam para alcançar os objetivos e que o esforço ocorra de forma justa e proporcional.

Quando se utiliza os princípios da educação financeira, aos poucos tudo vai entrando nos eixos. A receita é sempre maior que os gastos, há uma poupança e uma reserva de emergência.

Diante desse ambiente tão harmônico, ficará mais fácil planejar qualquer viagem de férias, seja ela nacional ou internacional, mesmo que exija um pouco mais de esforço de toda a família. Pois com o controle financeiro, será possível e não será tão difícil, quanto  para aqueles que não possuem qualquer controle financeiro.

Para manter os gastos sob controle, a única saída é montar um bom planejamento para aproveitar os melhores momentos com quem se ama.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Audiência de ‘finfluencers’ chega a 208 milhões de seguidores

Guia do Investidor

Mais da metade sente alto nível de estresse com as suas finanças

Guia do Investidor

Planejamento Financeiro para Aposentadoria: por onde começar?

Caroline Oliveira

Planejamento financeiro: qual é o segredo para não desistir?

Guia do Investidor

Voitto é bom e confiável? É reconhecido pelo MEC?

Arthur Piassetta

Taxa Selic: Por que os juros não continuarão caindo?

Guia do Investidor

Deixe seu comentário