Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Conselho do PPI recomenda Petrobras (PETR4) para estudos de desestatização

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) aprovou nesta quinta-feira recomendação da qualificação da Petrobras (PETR4) para estudos de avaliação para privatização.

Assim sendo, em um primeiro passo, segundo o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Bruno Leal, a resolução do órgão recomenda ao presidente da República a qualificação, para que o processo possa caminhar.

Desse modo, se o presidente acatar a recomendação do CPPI, explicou Leal, haverá a edição de um decreto sobre o assunto.

“Aí a Petrobras passará a compor a carteira do PPI”

ressaltou Leal

Assim sendo, no início da semana, o Ministério de Minas e Energia havia pedido ao Ministério da Economia a qualificação da Petrobras no programa, o que resultou na análise do CPPI.

Dessa forma, a privatização da Petrobras, contudo, precisa ter aprovação do Congresso Nacional. Isto é, uma vez que a lei do programa nacional de desestatização, a princípio, veda o processo, explicou Leal.

Leia mais  Petrobras anuncia contrato com maior estatal de petróleo da índia

Segundo ele, ainda não há um prazo para o envio do projeto da Petrobras ao Congresso e não há um horizonte definido para a efetivação da desestatização.

Mais detalhes sobre o processo

Assim sendo, questionado sobre o encaminhamento de processo da Petrobras mesmo em um ano eleitoral, o secretário afirmou que a reunião desta quinta-feira mostrou que é possível.

Ademais, ele citou também uma resolução sobre a Pré-sal Petróleo SA (PPSA), que havia tido recomendação de qualificação para o PPI.

“Deu-se um passo para a desestatização dessas empresas, com a recomendação de inclusão dessas duas empresas no PPI. Este é um primeiro passo, aí com muita cautela e com muito zelo serão realizados os estudos”

destacou

Nesse sentido, com a inclusão da Petrobras no PPI, serão iniciados os estudos para a proposição de ações necessárias à desestatização da empresa.

Dessa forma, tais avaliações serão produzidas por um comitê interministerial a ser instituído entre o Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Economia.

Assim sendo, o movimento está em linha com anúncio anterior do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que disse no início de maio que uma das primeiras medidas à frente do cargo seria a solicitação de estudos sobre a desestatização da Petrobras.

Leia mais  Bolsa abre em oscilação e queda, PRIO3, PETR4 e VALE3 em alta

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras prevê balanço do 1T24 com desempenho negativo

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia sem direção com variações de Vale e Petrobras

Paola Rocha Schwartz

Dólar cai ao menor nível em 20 dias

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras abre licitação para retomar obras em alvo da lava jato

Paola Rocha Schwartz

Guide Investimentos altera sua carteira de dividendos para Maio

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa fecha abril em queda devido a cautela antes de decisão do Fed

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário