Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Copa do Mundo deve impulsionar a Best Friday no Brasil, diz KPMG

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Copa do Mundo deve contribuir para impulsionar a Best Friday no Brasil este ano e o consumidor brasileiro provavelmente gastará mais agora na comparação com o ano passado. Além disso, é a primeira vez que a data promocional ocorre junto com o evento esportivo global, sendo que a Copa do Mundo tem, historicamente, grande relevância para os brasileiros. Algumas categorias devem puxar as intenções de compras, como é o caso de móveis, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e utilidades domésticas. As vendas online serão fortalecidas, com o uso intenso de canais e plataformas digitais, e os consumidores estão em busca de promoções e facilidades para comprar. Essa é a avaliação da KPMG, conduzida a partir de dados de mercado, setor e comportamento dos consumidores.

“A Best Friday estimula a compra por impulso e neste ano será potencializada pela Copa do Mundo fora do seu período tradicional de realização. Os meios digitais serão os protagonistas, com consumidores buscando oportunidades que possam ser entregues no curtíssimo prazo, assim os produtos, principalmente eletrônicos, podem ser utilizados ainda durante a Copa”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

A análise da KPMG está alinhada com pesquisa realizada pelo Mercado Livre com o Mercado Pago e o Mercado Ads, que concluiu que a maioria (80%) dos respondentes comprarão nesta Best Friday, crescimento de 10% na comparação com o ano anterior. Mais da metade (59%) dos que não compraram em 2021 pretendem comprar agora. A pesquisa, realizada em parceria com o Instituto Ipsos, teve a participação, via questionário, de mais de 10.500 respondentes. As categorias mais buscadas incluem intenções de compras de itens de moda (48%) e tecnologia (44%). Eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem com 30% de intenções cada.

Leia mais  Facebook/Meta promete patentes de criptomoedas gratuitas para todos

Pesquisa da Conversion destaca que a maioria (91%) dos entrevistados pretendem assistir aos jogos. Destes, 70% estão propensos a comprar algum artigo relacionado ao evento. Entre os itens mais procurados estão acessórios de moda, como camisas (57%), material esportivo, bolas e luvas (41%), e eletrônicos, com destaque para televisores (28%), smartphones (27%) e calçados, como chuteiras, (23%). Pesquisa do cartão de crédito Trigg com 1.713 pessoas revela que a ampla maioria (90%) dos consumidores têm intenção de aproveitar as promoções na data neste ano e 67% esperam comprar mais, comparando com o ano passado.

“Sem dúvidas, o cenário que se apresenta, considerando fatores geoeconômicos, Copa do Mundo no final do ano e Best Friday, irão impactar o segmento de bens de consumo significativamente. Há subsegmentos que tradicionalmente vendem três dígitos a mais durante a Best Friday, comparando com outros períodos. Sendo assim, as ações conjugadas de marketing e vendas, associadas à Copa do Mundo, poderão potencializar ainda mais esse crescimento em vendas”, afirma Aldo Macri, sócio-diretor líder do segmento de Bens de Consumo da KPMG no Brasil.

A Best Friday deste ano deve fazer o varejo nacional movimentar R$ 4,21 bilhões segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o que deve representar a maior movimentação financeira já registrada por esta data desde 2010. Quase metade das vendas deve se concentrar em móveis e eletrodomésticos (R$ 1,09 bilhão), eletroeletrônicos e utilidades domésticas (R$ 0,92 bilhão). A CNC espera ainda faturamento expressivo de hipermercados e supermercados (R$ 0,91 bilhão) e de vestuário, calçados e acessórios (R$ 0,77 bilhão). A Best Friday é a quinta data mais importante para o varejo nacional, atrás de Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

A KPMG destaca ainda que há sinais de retomada da economia, recuperação de empregos e relativa deflação com a redução dos preços de combustíveis. O cenário até o fim deste ano, com diversas datas festivas e eventos relevantes, maior confiança e retomada de atividades em casa e fora do lar, também devem contribuir para o crescimento do setor de Consumo e Varejo durante a Copa do Mundo e a Best Friday.

Leia mais  Via Varejo controlada por Michael Klein após leilão

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Funcionários podem ser liberados para assistir aos jogos da Copa do Mundo feminina?

Leia mais

Comércio Varejista Brasileiro cresce acima do esperado, diz IBGE

Guia do Investidor

Funcionários podem ser liberados para assistir aos jogos da Copa do Mundo feminina?

Guia do Investidor

Brasileiros pretendem gastar em média R$215 no Dia dos Namorados, mostra pesquisa

Guia do Investidor

135 mil novos postos de trabalho são gerados em novembro, diz Caged

Guia do Investidor

NFTs e a Copa do Mundo: entenda a relação

Autor Convidado

Copa ensina supremacia da resiliência para CEOs de startups

Guia do Investidor

Deixe seu comentário