Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Copom deve mostrar cautela e manter taxa Selic em 13,75% ao ano

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Na avaliação do economista-chefe Gustavo Bertotti, o Banco Central (BC) tende a continuar vigilante, apesar dos números recentes que indicam queda da inflação.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve manter a taxa Selic em 13,75% ao ano na reunião que começa hoje (terça-feira) e termina amanhã (quarta) . A previsão é do economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti.

“Apesar dos últimos números positivos mostrando deflação, o BC deve se mostrar vigilante, sobretudo porque ainda existem alguns pontos de atenção que podem pressionar a inflação”, afirma.

Bertotti acrescenta que a recuperação do mercado de trabalho no Brasil, como mostraram os últimos dados do CAGED, e o previsto aquecimento da economia nos últimos três meses do ano, pressionando preços, são outros pontos a serem levados em conta pelo Copom.

Leia mais  Quarta de Copom: Para onde vai a Selic?

Além disso, o Copom ainda deve olhar o cenário externo, com um aperto monetário nos EUA e da Europa, em razão da alta inflação, a continuidade do conflito Rússia/Ucrânia e o risco da China com novos lockdowns , fatores que podem gerar pressões nos preços internacionais.

Bertotti reitera que ata do Copom ainda deve mostrar cautela, mas há perspectivas de quedas da Selic para 2023. 

“Acreditamos que a Ata do Copom possa deixar as portas abertas para um futuro aumento residual da Selic, caso necessário. Mas os juros devem voltar a cair no segundo trimestre do ano que vem, se o cenário de controle da inflação permanecer nos atuais níveis” finaliza.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Por que a Selic não tem conseguido frear a inflação no Brasil? Especialista explica
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Sondagem mostra piora na avaliação do Governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Taxa Selic deve atingir ao menor nível em dois anos

Márcia Alves

Deixe seu comentário