Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Conforme IBGE, 2018 encerrou com 12,2 milhões de desempregados

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

2018 fechou com 11,6% no índice de desemprego; devido trabalho autônomo, a taxa é menor comparada ao ano anterior.

Nesta quinta-feira, 31, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou resultados realizados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

Nela, foi apontado que o índice de desemprego encerrou com 11,6% no último trimestre de 2018. Cujo número anual foi de 12,3%. Tal porcentagem trata-se de 12,2 milhões de brasileiros.

Porém, apesar dos resultados negativos, a queda foi menor com relação ao ano anterior. Isso porque no mesmo período de 2017, a taxa encontrava-se a 11,9%, enquanto a anual era de 12,7%.

Desta forma, a quantidade de pessoas desocupadas caiu 2,4 pontos percentuais. Esse índice representa que mais de 287 mil conseguiram um emprego.

Leia mais  Pochmann tenta alterar divulgação de pesquisas do IBGE e Tebet barra

Entretanto, a mesma pesquisa revela que, se for comparado a 2014, a população desempregada alavancou. Pois há quatro anos, havia somente 6,7 milhões, e no ano passado esse número saltou para o dobro.

Trabalho autônomo

Segundo o IBGE, aproximadamente 894 mil pessoas foram empregadas a partir do quarto trimestre de 2017. É considerado que a razão para esse aumento é o trabalho informal e por contra própria.

Além disso, em 2018, a quantidade de pessoas trabalhando sem carteira assinada encontrava-se a 427 mil, ou seja, subiu 3,8% em vista do ano anterior. Já, a taxa de trabalhadores autônomos cresceu 2,8%, sendo assim, são 650 mil pessoas.

Conforme Cimar Azeredo, gerente de pesquisas, um dos motivos colaboradores para a geração de empregos é referente às promoções de Black Friday e ao Natal.

Subutilização

No quarto trimestre de 2018, o índice de subocupados aumentou 7 pontos percentuais. Sendo assim, foram 6,9 milhões de pessoas, atingindo um número histórico.

Essa categoria está relacionada àquelas pessoas que trabalham menos de 40 horas semanais, mas pretendem aumentar a carga. Enquanto isso, existe a população daqueles que deixaram de trabalhar por algum motivo extraordinário.

Leia mais  Mudanças climáticas podem causar perdas de US$ 17 trilhões e milhões de desempregos na América do Sul

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Taxa de desemprego no país alcança 7,9% em terceira alta

Paola Rocha Schwartz

Taxas do Tesouro Direto recuam

Rodrigo Mahbub Santana

Conab revisa projeção e prevê queda de 8% na produção de grãos

Paola Rocha Schwartz

Vendas no varejo brasileiro surpreendem e sobem 1% em fevereiro

Paola Rocha Schwartz

Produção Industrial apresentou uma queda de 0,3% em fevereiro

Paola Rocha Schwartz

IBGE quer alterar metodologia de cálculo do PIB

Lara Donnola

1 comentário

A alimentação é o maior investimento dos paulistanos, aponta IBOPE - Guia do Investidor - Onde investir melhor 19/02/2019 at 17:20

[…] disso, foi analisado que 40% da população não possui ocupação, podendo ser desempregados, aposentados ou estudantes. Dessa forma, o índice de desempregados fecha com 15%, onde um terço […]

Responder

Deixe seu comentário