Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Crise na Argetina: peso caiu 45% em 2018 e juros subiram

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Argentina está lutando para lidar com mais uma crise financeira.

Os investidores estão cada vez mais preocupados com a terceira maior economia da América Latina, que pode entrar em uma crise maior à medida que se esforça para pagar o pesado endividamento do governo. Isso ocorre depois que o governo argentino pediu inesperadamente a liberação antecipada de um empréstimo de US$ 50 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI) na quarta-feira.

O peso argentino caiu para registrar baixas no noticiário. Ele viu perdas acentuadas e caiu mais de 15%, atingindo 39 pesos em relação ao dólar norte-americano na manhã de quinta-feira.

Peso argentino enfrenta 45% de queda em relação ao dólar americano

O peso caiu mais de 45% contra o dólar neste ano, exacerbando os temores pré-existentes sobre o enfraquecimento da economia do país, enquanto a inflação está em 25,4% este ano.

Na quinta-feira, o banco central disse que estava aumentando a quantidade de reservas que os bancos têm que manter, em uma tentativa de apertar a política fiscal e fortalecer a moeda. Aumentou as taxas em 15 pontos percentuais, de 45% para 60%, e prometeu não reduzi-las pelo menos até dezembro.

Leia mais  Lula ir contra o Agro no Brasil é como a Arábia Saudita ir contra o petróleo, afirma Estadão

Plano econômico será revisado

O FMI informou em comunicado nesta quarta-feira que buscará “revisar o plano econômico do governo com foco em isolar melhor a Argentina das recentes mudanças nos mercados financeiros globais”.

O instituto sediado em Washington também acrescentou que seu plano incluía “políticas monetárias e fiscais mais fortes e um aprofundamento de esforços para apoiar os mais vulneráveis ​​da sociedade”.

“Agora não está claro se isso será suficiente para estabilizar as finanças do governo em meio a (uma) persistente reserva de drenagem”, disse Jim Reid, do Deutsche Bank, em nota de pesquisa publicada nesta quinta-feira.

Além do apoio do FMI, o governo da Argentina também elevou as taxas de juros para 45%, numa tentativa de conter a inflação e diminuir a dramática queda do peso.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Produção Industrial apresentou uma queda de 0,3% em fevereiro
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Sem orçamento, PIX pode parar de funcionar: entenda

Paola Rocha Schwartz

Milei anuncia 1° superávit fiscal trimestral da Argentina desde 2008

Paola Rocha Schwartz

Carta de Milei é insuficiente para diálogo com Lula

Rodrigo Mahbub Santana

Governo “jogou a toalha” sobre ajuste fiscal, diz ex-Tesouro

Márcia Alves

FMI Projeta: Déficit Fiscal do Brasil Persistirá Até 2026

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário