Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Dicionário do Investidor: Economista explica principais termos do mercado

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Alguns setores parecem ter desenvolvido seu próprio idioma, devido à quantidade de termos específicos, além das siglas. É o que acontece no mercado financeiro. PL? Patrimônio líquido? Proventos? CDB? Entender o que essas siglas e palavras significam, é essencial  para escolher as melhores ações e lucidez nas transações.

Pensando nisso, o professor de economia e CEO da VG Research, Vicente Guimarães, explica o que significam os principais termos do mercado.

Confira:

Análise técnica: Também chamada de Análise Gráfica de ações, é um meio utilizado por investidores para analisar gráficos e dados que influenciam nos preços.

Aportes:  São aplicações feitas pelo investidor periodicamente para que seu investimento esteja sempre em desenvolvimento.

CDB: A sigla “CDB” significa Certificado de Depósito Bancário. É um investimento de baixo risco acessível às pessoas físicas. Você está emprestando o seu dinheiro para uma instituição e em troca você recebe juros.

Dividend Payout: Destaca qual a porcentagem total do lucro líquido, a qual será distribuída para seus acionistas como uma remuneração por meio de seus dividendos ou juros sobre o capital próprio.

Leia mais  6 coisas que você precisa saber antes de começar a investir em ações

Dividend Yield: Indica os dividendos pagos por ação dividido pelo preço da ação, o que resulta em um percentual que indica um rendimento gerado ao dono da ação pelo pagamento de dividendos.

Dividendos: Os dividendos são a distribuição obrigatória de parte do lucro líquido ajustado de uma empresa aos seus acionistas como forma de remuneração.

EV/EBIT: A sigla EV significa Enterprise Value, que é comparado ao Lucro Antes de Impostos e Taxas. Quando o EV/EBIT está elevado, há uma indicação de que a empresa possui uma boa avaliação no mercado. Logo, suas ações estão valorizadas. Já um EV/EBIT baixo significa que a empresa está sendo subavaliada e a valorização da ação tende a ser ao longo do tempo.

FIIS: A sigla FIIS significa “fundos imobiliários”.

Liberdade Financeira: Liberdade Financeira é você ter o controle sobre dois fatores: tempo e dinheiro. Ou seja, você não precisa dedicar tempo e nem trabalhar para ganhar dinheiro. Sua renda tem que ser suficiente para pagar suas despesas e viver com conforto.

Margem Líquida: É o indicador financeiro que demonstra a porcentagem de lucro em relação às receitas que uma empresa apresentou durante um ano ou um trimestre, dependendo das demandas e decisões.

Leia mais  Kroton inclui mais de 100 novos municípios baianos no mapa da educação superior

Mid Caps: Mid Caps vem do Inglês “Middle” significa “meio” e “Cap” “capitalização”. Considera o Valor de Mercado de empresas acima de R$ 3 bilhões.

Patrimônio Líquido: Patrimônio líquido (PL) refere-se ao valor de diferença entre os valores do ativo e do passivo considerando o capital, fluxo de caixa e os lucros acumulados.

Preço pelo valor patrimonial por ação (V/VPA): Muito utilizado na análise fundamentalista, esse indicador relaciona o preço da ação ao valor patrimonial proporcionado por ação e assim, apontando a sobrevalorização ou não da ação.

Preço por lucro (PL): A denominação desse indicador em Inglês é P/E, que significa Price / Earnings e traduzido para a Língua Portuguesa do Brasil: preço por lucro. Calcula-se dividindo o preço de mercado da ação pelo lucro da mesma.

Proventos: Proventos são a parte do lucro distribuído aos acionistas como dividendos ou como Juros sobre capital próprio (JCP ou JSCP).

REITS: Os REITS, nos Estados Unidos, são equivalentes aos FiiS do Brasil.

Renda passiva: É a base da liberdade financeira, é aquela renda em que você não precisa trabalhar nem dedicar seu tempo. Quem gera a renda passiva é o seu capital/patrimônio/talento. Logo, com a renda passiva não existe essa relação de troca de tempo por dinheiro.

Reserva de emergência: Valor reservado para emergências pessoais, como viagens, casamento, alguma enfermidade e perda de emprego.

Leia mais  Confira o novo horário da Bolsa de valores

ROIC: Do Inglês “Return on Invested Capital” ou “Retorno sobre capital investido”, esse indicador mensura o quanto é capaz de gerar por meio do retorno do capital total investido na empresa contando com aportes de terceiros. ROIC possui o intuito de avaliar a capacidade de uma empresa de investir o seu capital da melhor forma possível para que haja uma segurança maior no investimento.

Tag Along: É uma garantia de proteção a sócios minoritários, a qual permite que acionistas deixem a sociedade caso a empresa seja passada para um novo investidor.

Trader: A palavra Trader vem do Inglês “Trade” que significa comércio ou negócio. É uma pessoa que realiza transações na Bolsa de Valores.

Valuation: Valuation significa avaliação e é o processo de determinar o valor presente de uma empresa ou ativo. 

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Governo Lula reduz verba para bolsas, saúde e educação básica

Paola Rocha Schwartz

YDUQS informa aumento de vagas em Medicina

Paola Rocha Schwartz

Voitto é bom e confiável? É reconhecido pelo MEC?

Arthur Piassetta

Psicologia financeira: descubra o que é e como impacta a sua vida

Guia do Investidor

Como Conquistar a Liberdade Financeira? Guia Completo

Karine Freitas

Preparando as finanças para 2024

Guia do Investidor

Deixe seu comentário