Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Economia fraca: confiança do comércio recuou pelo segundo mês consecutivo, aponta FGV

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do FGV IBRE recuou pelo segundo mês consecutivo em outubro, agora em 3,0 pontos, para 89,2 pontos. Em médias móveis trimestrais também houve queda de 0,8 ponto.

“A queda da confiança do comércio pelo segundo mês consecutivo acende um sinal de alerta. O setor ainda não parece ter sentido os efeitos do início do ciclo de redução de juros e desaceleração da inflação nos últimos meses. Os comerciantes ainda estão insatisfeitos em relação ao momento atual, enfraquecimento da demanda e aumento dos estoques em alguns segmentos. Há bastante cautela em relação aos próximos meses, fato que parece relacionado com a piora da confiança dos consumidores. O cenário tende a ser ainda desafiador no quarto trimestre do ano”, avalia Geórgia Veloso, economista do FGV IBRE.

Em outubro, a segunda queda consecutiva o ICOM foi disseminada em 5 dos 6 principais segmentos do setor e nos dois horizontes temporais. Em sua quarta variação negativa, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 2,0 pontos, para 92,2 pontos, mantendo-se no menor patamar desde maio desse ano (90,1 pontos). No mesmo sentido, o Índice de Expectativas (IE-COM) cedeu 3,8 pontos, para 86,7 pontos, se distanciando do patamar de 90 pontos e sinalizando pessimismo para os próximos meses.

Leia mais  Balança comercial tem superávit recorde de US$ 5,447 bi em fevereiro

Fatores limitativos

Mensalmente as empresas informam sobre os fatores que estão limitando a melhoria dos negócios. Em outubro os três fatores mais mencionados foram competição, demanda insuficiente e custo financeiro. A competição setorial destaca-se como a principal reclamação em 3 dos 6 principais segmentos. Apesar da recente melhora de indicadores econômicos ligados ao consumo, como a redução da inflação e o aumento do rendimento real dos trabalhadores, ainda há um percentual significativo de empresas queixando-se do nível atual de demanda. Por fim, embora a parcela do custo financeiro permaneça em patamares elevados, tem mostrado uma redução de intensidade nos últimos meses, seguindo a trajetória do ciclo de queda das taxas de juros iniciada em agosto.

Acesse aqui o Press Release


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  BC comunica vazamento de dados de 238 chaves Pix
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Agência Brasil

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

Teremos déficit esse ano e nos próximos

Fernando Américo

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

Márcia Alves

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

Agência Brasil

Deixe seu comentário