Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Economista prevê desemprego e estagnação durante Governo Lula

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O economista Márcio Furtado, que atuou como superintendente no Ministério da Economia durante o governo Bolsonaro, afirmou em entrevista exclusiva à revista Oeste que as políticas econômicas adotadas pela equipe do governo Lula ainda não começaram a ser visíveis para a população e que o desemprego será profundamente sentido nos próximos anos.

Furtado destacou que é preciso observar o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para mensurar o impacto do desemprego em 2023. Segundo o Caged, janeiro teve 1.874.226 contratações e 1.790.929 desligamentos. Já os pedidos de seguro-desemprego passaram de 533.028 em dezembro para 614.085 no mesmo mês.

O economista ainda acredita que não haverá crescimento econômico. De acordo com Furtado, o Brasil ficará “entre 0% e 0,75%”. Ele prevê que, para 2024, “o PIB será negativo”. Para Furtado, “não há um caminho” para desestatização das empresas prometidas pelo presidente Lula durante o pleito de 2022.

Leia mais  Receita recebe 4,6 mil doações diretas para fundos sociais, via IR

Em relação à escolha do novo ministro da Fazenda, Furtado afirmou que o PT precisava de um nome moderado para acalmar os mercados e que não acredita que o escolhido terá voz própria no cargo.

Sobre a ideia difundida pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, de usar os Correios para substituir o Uber, Furtado a classificou como “infeliz” e disse que acredita que foi uma fala para causar espanto no mercado.

Quando questionado sobre possíveis ameaças aos contratos de concessão concretizados pelo governo Bolsonaro, Furtado afirmou que não há um caminho para reestatização e que não acredita em qualquer tipo de intervenção de qualquer poder para romper os contratos firmados.

Em suma, o economista Márcio Furtado prevê um cenário de aumento do desemprego e ausência de crescimento econômico nos próximos anos.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Desenrola leva mais de 5 mil pessoas aos Correios para negociar dívida
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Agência Brasil

Preço do GNV segue em alta na Região Sudeste em abril

Fernando Américo

Teremos déficit esse ano e nos próximos

Fernando Américo

Governo argentino corta tarifas para impulsionar indústria automotiva

Rodrigo Mahbub Santana

GWM divulga lançamento de carro a hidrogênio no Brasil em 2025

Márcia Alves

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

Agência Brasil

Deixe seu comentário