Guia do Investidor
crowdfunding
Notícias

Empresas apostam em crowdfunding para viabilizar investimentos

O coletivo (crowdfundingé uma das formas mais modernas de captação de recursos para tirar grandes projetos do papel, com mais flexibilidade do que as maneiras tradicionais de financiamento. O  é uma evolução da famosa “vaquinha”, que, agora, é potencializada por plataformas online visando o ganho coletivo e algum retorno para a sociedade, indo além dos lucros dos próprios investidores.

Um exemplo bem-sucedido dessa modalidade foi o financiamento coletivo do edifício Lúcio Soares, da construtora e incorporadora RL Costa, condomínio do bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte. O crowdfunding foi feito em parceria com a plataforma da  Vangardi Investimentos e, em menos de 3 horas, foram captados R$ 824 mil para viabilização do projeto.

Recentemente, a construtora optou por quitar o pagamento para seus investidores antecipadamente. O retorno para os investidores foi feito em maio, um mês antes do vencimento da aplicação de 18 meses. O rendimento do empreendimento foi de 12% ao ano, mas para quem optou pela modalidade bullet, em que recebe o valor do seu investimento com o rendimento ao final do prazo, seu capital rendeu 17,42% bruto em 17 meses.

“O objetivo do crowdfunding é desburocratizar investimentos para pessoas que não são habituadas ao mercado financeiro tradicional”, explica Renato Costa.

Segundo o CEO da Vangardi, Rodrigo Oliveira, o objetivo é dar acessibilidade a investimentos específicos da Real.

“Entre as vantagens do investimento coletivo, temos o alto retorno e a possibilidade de investir com pouco capital em empresas sólidas do mercado”

acrescenta.

Dessa forma, o crowdfunding é perfeito para pequenos, médios e grandes investidores. Na Vangardi, por exemplo, é possível alocar recursos a partir de R$1 mil em oportunidades com alto retorno.

“O importante é que as empresas envolvidas sejam transparentes e corretas com os investidores, disponibilizando, por exemplo, relatórios frequentes de acompanhamento”

conclui Rodrigo.

Nossas redes:

Leia mais

Nova resolução de crowdfunding busca melhorar o regime informacional

Guia do Investidor

Ampliar prazo de Financiamento do Casa Verde Amarela é uma medida simples que ajuda na recuperação do crescimento econômico brasileiro

Autor Convidado

Nova resolução de crowdfunding busca melhorar o regime informacional

Guia do Investidor

Procura por financiamento de carros usados cresceu 61%, aponta levantamento da OLX

Gabriel Tavares

Consórcio ou financiamento: Qual a melhor opção para realizar o sonho da casa própria?

Victor Rodrigues

Itaú Unibanco (ITUB4) lança serviço que ajuda o cliente a vender veículo financiado

Victor Rodrigues

Deixe seu comentário