Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

EUA e Europa rachaçam Lula sobre afirmações errôneas sobre Guerra da Ucrânia

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

EUA e UE respondem às declarações do presidente Lula sobre a guerra na Ucrânia, negando contribuição ao prolongamento do conflito.

Estados Unidos e União Europeia (UE) rebatem declarações do presidente Lula sobre a guerra na Ucrânia, afirmando que não contribuem para o prolongamento do conflito.

Lula é criticado por porta-vozes da Casa Branca e União Europeia por insinuar que EUA e UE colaboram na continuidade da guerra

As declarações do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a guerra na Ucrânia provocaram respostas dos Estados Unidos e da União Europeia (UE). Lula insinuou que EUA e UE teriam contribuído para o prolongamento do conflito. Em resposta, porta-vozes da Casa Branca e da UE negaram tais afirmações.

O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, acusou Lula de reproduzir propaganda russa e chinesa e classificou seus comentários como equivocados. Peter Stano, porta-voz principal para Assuntos Externos da União Europeia, enfatizou que os EUA e a UE trabalham juntos na ajuda internacional à Ucrânia, visando a legítima defesa do país.

Leia mais  Lula critica presidente do Banco Central e taxa Selic em 13,75%

Stano também destacou que EUA e UE ofereceram inúmeras possibilidades à Rússia para negociação civilizada e lembrou que o Brasil foi um dos 143 países que condenaram a invasão da Ucrânia e pediram pelo fim das hostilidades na ONU.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, defendeu Lula das críticas de John Kirby, afirmando que o Brasil busca promover a paz e está disposto a dialogar sobre o tema. Vieira se encontrou com Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, e ressaltou que a conversa foi focada em questões de paz, não de guerra.

Lavrov, por sua vez, visitou o Brasil e expressou o desejo da Rússia de que o conflito na Ucrânia termine o mais rápido possível, agradecendo ao Brasil pela compreensão da situação. Apesar da aproximação com os russos, Lula não deve visitar nem Rússia, nem Ucrânia.


Leia mais  Investimento estrangeiro cai R$ 62 bi no primeiro ano de Governo Lula
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Impactos da demissão de Prates e mais: Confira o resumo dia

Rodrigo Mahbub Santana

Alvo de corrupção, Lula quer retomar falida indústria naval brasileira

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras e as perspectivas futuras sob intervenção política

Paola Rocha Schwartz

Genial/Quaest aponta rejeição a um novo mandato de Lula

Rodrigo Mahbub Santana

Decisão do STF beneficia indicados de Lula na Lei das Estatais

Paola Rocha Schwartz

Governo refuta alegações de recusa de ajuda do Uruguai ao RS

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário