Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

FGV: Inflação pelo IPC-S sobe 0,28% na quarta quadrissemana de fevereiro

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O IPC-S da quarta quadrissemana de fevereiro de 2022 variou 0,28% e acumula alta de 9,30% nos últimos 12 meses. A evolução recente da variação acumulada em 12 meses encontra-se no gráfico abaixo.

Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação.

A maior contribuição para o resultado do IPC-S partiu do grupo Transportes cuja taxa de variação passou de 0,24%, na terceira quadrissemana de fevereiro de 2022 para 0,07% na quarta quadrissemana de fevereiro de 2022. Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item gasolina, cujo preço variou -1,35%, ante -0,95% na edição anterior do IPC-S.

Também registraram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: Saúde e Cuidados Pessoais (0,06% para -0,12%), Comunicação (0,37% para 0,08%), Educação, Leitura e Recreação (-0,33% para -0,51%) e Despesas Diversas (0,16% para 0,08%).

Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: artigos de higiene e cuidado pessoal (0,45% para -0,50%), combo de telefonia, internet e TV por assinatura (0,59% para 0,18%), cursos formais (1,38% para 0,00%) e conselho e associação de classe (2,21% para 0,68%).

Leia mais  FGV IBRE: INCC-M varia 0,23% em abril

Em contrapartida, os grupos Habitação (0,14% para 0,33%) e Alimentação (1,19% para 1,20%) apresentaram avanço em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, vale citar os itens: móveis para residência (0,47% para 1,89%) e aves e ovos (-1,44% para -1,27%).

O grupo Vestuário repetiu a taxa de variação de 0,33% registrada na última apuração. As principais influências partiram dos itens: calçados infantis (0,19% para 2,20%), em sentido ascendente, e calçados masculinos (0,80% para 0,53%), em sentido descendente.

A próxima apuração do IPC-S, com dados coletados até o dia 07.03.2022 será divulgado no dia 08.03.2022.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Confiança Empresarial sobe 1,4 ponto em junho e registra sua quarta alta consecutiva
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ações da Tesla disparam e fusão entre companhias: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

IPC-S atinge 0,32% na 3ª quadrissemana de abril, indica FGV

Paola Rocha Schwartz

Inflação acelera em seis das sete capitais pelo IPC-S, afirma FGV

Guia do Investidor

Inflação pelo IPC-S sobe na segunda quadrissemana de março

Guia do Investidor

Roubada: COE rende menos que Tesouro Direto, diz FGV

Márcia Alves

Confiança dos consumidores recua 2,4 pontos em janeiro

Guia do Investidor

Deixe seu comentário