Guia do Investidor
lula 1 67747
Notícias

Governo Lula afasta bilhões em capital estrangeiro da bolsa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A interferência do governo brasileiro em companhias abertas, como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), está exacerbando a preocupação dos investidores em relação ao Brasil.

Isso ocorre, primordialmente, em um contexto internacional que a política de juros nos EUA, somando-se, com a incerteza sobre o crescimento da China, levando à retirada de recursos de mercados emergentes.

Até o último dia 22, os estrangeiros retiraram R$ 21,2 bilhões da B3. Além disso, as ações da Vale e da Petrobras já caíram, respectivamente, 19% e 4% neste ano.

Analistas do banco Goldman Sachs, contudo, recomendaram esta semana a venda de ações de estatais brasileiras e a compra de companhias privadas.

Uma das razões para recomendação foi a recente interferência na Petrobras, em que o governo vetou a decisão da empresa de pagar mais dividendos, afetando a distribuição de lucros das empresas abertas. O relatório, no entanto, destaca que tais eventos geralmente resultam em “prêmio de risco” mais alto para os ativos brasileiros.

Leia mais  Desfaz o L? Brasil terá a quinta maior fuga de milionários em 2023, aponta consultoria

Uma pesquisa conduzida pela Quaest com 100 agentes do mercado financeiro no Rio de Janeiro e em São Paulo apontou o intervencionismo do governo na economia como o principal risco no Brasil. Superando o desequilíbrio nas contas públicas.

A decisão da Petrobras em relação aos dividendos foi criticada por 97% dos entrevistados, enquanto 89% acreditam que a intervenção na Vale resultará na redução dos investimentos estrangeiros. Após isso, 57% dos entrevistados afirmaram ter modificado suas carteiras de investimento.

Episódios recentes

Os recentes episódios envolvendo as companhias abertas quebraram o encanto delas com o governo Lula, ao destacar seu viés intervencionista, segundo um economista.

Apesar disso, o cenário internacional também contribui para a saída de recursos de investidores estrangeiros da B3 e para a queda nas cotações de ações, sendo que a interferência governamental amplifica esse movimento. Cerca da metade desses recursos retirados advém da venda de veículos com mais de 30 anos.

Para Silvio Campos Neto (sócio e economista), a interferência na Vale e na Petrobras ajudou a influenciar o comportamento dos investidores estrangeiros, portanto, tirando recursos do país. Ainda, destacou que houve uma mudança na percepção global sobre a política de juros nos EUA, com expectativas de uma redução mais lenta das taxas. Isso pode atrair investidores globais para o mercado americano, em detrimento dos países emergentes.

Leia mais  Confira o novo horário da Bolsa de valores

Investidores globais estão ajustando suas carteiras de investimento conforme o Federal Reserve (Fed) banco central dos EUA. FED passará a realizar cortes de taxa mais gradualmente, conforme apontou Gabriel Costa, analista da Toro Investimentos.

Há uma preocupação com o crescimento econômico da China, que é a principal importadora global de matérias-primas. O temor de uma desaceleração na demanda chinesa está diminuindo o interesse de investidores por mercados de países produtores desses insumos, como o Brasil.

Campos Neto, da Tendências, destacou que essa preocupação pode afetar a compra de commodities, no entanto, impactando o mercado acionário brasileiro.

Costa, da Toro Investimentos, observa que o cenário deste início de ano é oposto ao do ano passado. Em 2023, houve um saldo positivo nos fluxos de investimento financeiro do exterior, com entrada de capital, o que também ocorreu em outros países emergentes.

O Ibovespa, principal índice de ações da B3, registra uma queda de pouco mais de 5% no acumulado do ano. Matheus Nascimento, portanto, destaca a dependência significativa da bolsa em relação ao capital estrangeiro, que representa 54,6% do fluxo mensal.

Leia mais  Petrobras: 'Novo pré-sal’ pode turbinar plano de investimentos até 2027

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras considera comprar fatia da Braskem

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre em queda acompanhando as baixas das elétricas

Paola Rocha Schwartz

Avaliação do governo Lula caiu 5 pontos de janeiro a maio

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa abre em alta impulsionado por Vale, aéreas e bancos

Paola Rocha Schwartz

Marco Legal dos Games é sancionado

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário