Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Governo Lula: Geração de emprego cai quase 40% e ministro culpa juros altos

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Nos primeiros dois meses de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil registrou uma queda de 38% na criação de empregos em relação ao mesmo período do ano anterior, sob gestão de Jair Bolsonaro.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criadas apenas 326.356 vagas de emprego formal em janeiro e fevereiro deste ano, o resultado mais baixo para os dois primeiros meses do ano desde a reformulação do Caged em 2020.

A queda na criação de empregos formais nos primeiros dois meses do governo Lula foi um dos dados mais preocupantes divulgados pelo Caged nesta quarta-feira, 29.

De acordo com o levantamento, em janeiro foram criadas 84.571 vagas, enquanto em fevereiro foram gerados 241.785 postos de trabalho. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 520.549 novos empregos formais, a queda foi de 38%.

No entanto, os dados do Caged mostram que houve um saldo positivo na criação de empregos em fevereiro deste ano em quatro dos cinco setores pesquisados.

Leia mais  Consumidor brasileiro ensaia melhora na confiança, mas segurança no emprego diminui

O setor de serviços liderou com a abertura de 164.2 mil postos de trabalho, seguido pelo setor de construção civil, com 40.380 empregos com carteira assinada, e a indústria, com 22.246 novos postos de trabalho.

O setor agropecuário também teve um saldo positivo com a criação de 16.284 empregos, enquanto o comércio foi o único setor que registrou saldo negativo, com o fechamento de 1.325 vagas.

Todas as regiões do Brasil tiveram saldo positivo na criação de empregos em fevereiro, com destaque para o Sudeste, que liderou a abertura de vagas com 110.575 postos, seguido pelo Sul, com 63.309 postos, Centro-Oeste, com 29.959 postos, Nordeste, com 23.164 postos, e Norte, que criou 12.456 vagas formais no mês passado.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Aprovação de Lula após 3 meses de governo é de 38%, aponta pesquisa
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

FMI piora previsão fiscal do Brasil, vê alívio após governo Lula

Paola Rocha Schwartz

Governo avalia cerimônia para segunda fase da reforma tributária

Paola Rocha Schwartz

Lula já planeja indicação a Presidência do BC

Rodrigo Mahbub Santana

Greve do Ibama está afetando toda a economia

Rodrigo Mahbub Santana

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Dólar em Queda: Petrobras e apetite por risco impulsionam o Real

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário