Continua após o anúncio
De acordo com entrevista ao jornal Valor Econômico o ministro Paulo Guedes quer privatizar todas as estatais. Então, só depende do congresso.
O ministro da economia Paulo Guedes concedeu um a entrevista ao jornal Valor Econômico e afirmou que quer privatizar todas as estatais.
De acordo com Guedes, o seu papel é fazer as análises sobre as privatizações e apresentar ao congresso que irá decidir sobre as vendas.
“Eu quero privatizar todas as empresas estatais. A decisão é do Congresso. ”
Além disso ele afirma que o presidente Bolsonaro da equipe e principalmente de do secretário de desestatização Salim Matar. O presidente deseja que tudo se acelere para poder fazer o Brasil crescer. De acordo com frase de Guedes o presidente afirma diariamente:
“Poxa, Salim, tem que vender uma por semana! Está demorando muito!’”.
Pacotão pode surgir para privatizar todas as estatais
De acordo com o ministro da economia ele deseja realizar um aceleramento das privatizações. Assim, sugere a criação de do PAP – Programa de aceleração das privatizações.
Então com essa ação, criará um grande pacote de todas as estatais que serão privatizadas para encaminhar todas de uma vez ao invés de uma a uma.
“Ao invés de levarmos as empresas privatizáveis uma a uma ao TCU, vamos pegar a lista de estatais e levar ao presidente da República. Então as aprovadas as que ele quer privatizar, enviaremos ao TCU e encaminharemos um projeto de lei ao Congresso para incluir a lista aprovada no programa de desestatização. ”
Por fim, Guedes afirmou na última sexta que até mesmo a Petrobras deve ser privatizada. Porém esse assunto é “mais delicados e deve ser visto mais a frente” segundo Guedes.
A intenção do governo é acabar com os gastos públicos, ao invés de gastar dinheiro dos cofres públicos com o funcionalismo, inverte o jogo e receber das empresas.
De acordo com Guedes:
“Vamos desindexar, desvincular e desobrigar todas as despesas de todos os entes federativos. Então está sendo mexido em tudo ao mesmo tempo, é uma transformação sistêmica. ”
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.