Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Guerra na Ucrânia faz farinha e café ficarem mais caros

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Desde o início da guerra na Ucrânia, muitos outros países foram impactados mundo afora. Isso porque, segundo a FAO (Agência Especializada das Nações Unidas), a Rússia é o maior exportador mundial de trigo.

Além disso, junto à Ucrânia, eles fornecem 19% da oferta mundial de cevada, 14% do trigo e 4% do milho, representando mais de um terço das exportações globais de cereais.

Logo, com as sanções realizadas à Rússia, com o objetivo de minimizar os ataques contra a Ucrânia, as exportações foram gravemente afetadas, com isso, os cultivos e colheitas da agropecuária de países que recebiam produtos russos, como o Brasil, também sentiram os efeitos da guerra.

A FAO ainda alertou que os preços de alimentos e matérias-primas para rações podem subir entre 8% e 20% como resultado do conflito na Ucrânia. No Brasil, a CotaBest Solutions, que conta com dois marketplaces para atacadistas dentro do seu ecossistema de soluções, já sentiu esse aumento acontecer.

Segundo a plataforma, no marketplace CotaBest, os produtos que mais sofreram alteração de preços foram a farinha e café que até o início de fevereiro tinha valores médios, respectivos de R$ 17,50 o quilo e R$ 19,99, 500 gramas, e após o conflito subiram em mais de 6%.

Esses produtos foram afetados quase que imediatamente devido às sanções impostas à Rússia. Com isso, os nossos sellers e clientes finais do marketplace, tiveram que se adaptar a essa nova realidade, que esperamos que seja momentânea”, conta Mateus Bueno, Gerente de Produtos Digitais da CotaBest Solutions.

Mateus Bueno finaliza dizendo que infelizmente essa é uma tensão que o mundo inteiro está vivendo, mas que, particularmente no Brasil, os donos de pequenos mercados e restaurantes podem sofrer consequências negativas.

Nos solidarizamos pela Ucrânia e esperamos que essa situação chegue ao fim em breve, para que todos possam voltar a sua normalidade”.

Leia mais  A guerra cibernética já é uma realidade, e as empresas precisam se preparar

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Lula conversa por telefone com Putin sobre conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio

Miguel Gonçalves

Brasil e Ucrânia no top 3 dos países emergentes mais endividados, segundo FMI

Guia do Investidor

Suspensão da exportação de diesel da Rússia pode afetar preços

Guia do Investidor

Rússia testa rublo digital em 13 bancos para superar desafios econômicos

Fernando Américo

Açúcar e café têm aumento de preço e menos marcas disponíveis nos supermercados

Guia do Investidor

Rússia lança Rublo digital em meio a tensões internacionais

Fernando Américo

Deixe seu comentário