Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Criptomoedas Notícias

Brasileira Hashdex lança primeiro ETF de Criptomoedas do mundo

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A gestora de criptomoedas Hashdex, em parceria com a Nasdaq, fez o lançamento do Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF, o primeiro ETF de criptoativos do mundo.

Embora a novidade tenha sido lançada nesta quarta-feira (10), ela foi mencionada pela primeira vez em setembro de 2020, quando a BSX (Bermuda Stock Exchange) anunciou a listagem. Ainda assim, por se tratar do primeiro ativo do tipo, a gestora ofereceu mais informações a seu respeito.

Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF: dados

A princípio, o ETF da Hashdex replica o Nasdaq Crypto Index (NCI). Este, por sua vez, é um índice desenvolvido em conjunto pela Nasdaq e Hashdex, com rebalanceamento a cada três meses.

Nesse sentido, o NCI é composto por seis criptomoedas: Bitcoin, Ethereum, Stellar, Litecoin, Bitcoin Cash e Chainlink. Inclusive, para chegar até as seis cryptocurrencies, as instituições fizeram uso de quatro critérios.

Em primeiro lugar, a criptomoeda tinha que negociar em três bolsas de criptoativos reguladas. Ao mesmo tempo, ela deveria ter suporte por pelo menos dois custodiantes institucionais. Em seguida, a instituição considerava se o ativo tinha preço flutuante. Em conclusão, o ativo deve representar no mínimo 0,5% de todo o mercado cripto.

Leia mais  Altcoins atraem investidores mais ousados e que buscam maiores ganhos em moedas digitais

Além da seleção de criptomoedas, outra escolha relevante a respeito do ETF foi o local de listagem: as Ilhas Bermudas. A razão para a decisão de fazer parte da Bolsa de Valores de Bermudas (BSX) se baseia sobretudo nas questões regulatórias. Enquanto nos EUA a SEC vem negando autorização para ETFs do tipo, as Ilhas Bermudas se destacam por ser um dos países com a regulação mais avançada quanto se trata de criptoativos.

Também vale dizer que mesmo fazendo parte da BSX, é possível que investidores no Brasil tenham acesso a esse ativo. Para realizar aportes nesse ETF de criptomoedas, basta buscar um dos três fundos que a Hashdex distribui no país. Por meio deles, é possível obter uma exposição de 20%, 40% ou 100% de exposição ao ETF.

Sendo assim, os produtos podem ser encontrados nas maiores plataforma de investimentos do país, e atendem todos os perfis de investidores.

“Com o suporte da Nasdaq, do seu agente de cálculo CF Benchmarks, e da BSX, estamos extremamente felizes em trazer ao mercado o primeiro ETF de cripto do mundo. Essa é uma grande conquista que mostra a maturidade do mercado de criptomoedas, que conquistou um patamar de respeito em 2020”.

Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex.

Leia mais  Passfolio disponibiliza mais 18 novas criptomoedas

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Brasil Bitcoin: é seguro? Como funciona? Conheça a exchange

Lara Donnola

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Bitcoin sobe 5% após halving, alcançando US$ 66 mil novamente

Paola Rocha Schwartz

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

Bitcoin registra queda após ataques do Oriente Médio

Márcia Alves

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Guia do Investidor

Deixe seu comentário