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Hidrovias Brasil (HBSA3) reduz prejuízo em 16,5%, mas segue no vermelho no resultado 4T22

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A Hidrovias Brasil (HBSA3) divulgou nesta terça-feira (21) os resultados do quarto trimestre de 2022, registrando prejuízo líquido de R$ 156,1 milhões, o que representa uma queda de 16,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado cresceu 26,3% em relação ao 4T21, totalizando R$ 110,7 milhões. A receita líquida também apresentou um crescimento significativo, atingindo R$ 435,8 milhões, o que representa uma expansão de 94,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

A companhia destacou que a retomada da trajetória de crescimento se deve ao rápido desenvolvimento de suas operações e melhores condições de navegação, que viabilizam maior produtividade e ganhos com escala. Além disso, a expansão nos principais corredores logísticos, a excelência comercial e operacional no Norte e o rápido desenvolvimento de Santos contribuíram para o resultado positivo. Vale ressaltar que o resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 89,1 milhões, o que representa uma elevação de 7,6% sobre as perdas financeiras do mesmo período do ano anterior.

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As despesas operacionais aumentaram significativamente, totalizando R$ 100,9 milhões no 4T22, em comparação com os R$ 39,8 milhões do mesmo período de 2021. Por outro lado, a Hidrovias Brasil reduziu seus investimentos em 79,4%, totalizando R$ 48,9 milhões no quarto trimestre de 2022.

Em relação ao endividamento líquido, a companhia apresentou uma redução de R$ 173,0 milhões em relação ao terceiro trimestre de 2022 e de R$ 449,2 milhões em relação ao quarto trimestre de 2021. Já o indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 4,8 vezes em dezembro de 2022, o que representa uma queda de 1,63 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Hidrovias Brasil encerrou o 4T22 com o maior volume já movimentado pela companhia nesse período contábil, mesmo em meio ao desenvolvimento da operação de Santos e de calado ainda não-regular no Corredor Sul. Foram 3,6 milhões de toneladas transportadas, o que representa um aumento de 63,3% em relação ao 4T21, com destaque para a melhora da operação de minério de ferro no Sul e safra pujante de grãos destinada para o Norte.

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