Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Ibovespa começa a semana com queda de mais de 2%

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O Ibovespa, o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3, fechou esta segunda-feira (12) em queda de mais de 2%. Em análise do panorama econômico, o Diretor de Alocação e Distribuição da InvestSmart XP, André Meirelles, aponta que um dos principais motivos para a baixa é a redução de 0,9% no preço do minério de ferro no mercado chinês durante o período da manhã. O setor de mineração é um dos mais expressivos na composição do índice, com peso de cerca de 20% no indicador. As variações no preço do minério de ferro, afirma Meirelles, tendem a influenciar nesse setor.

“Apesar de o governo da China dar indícios de que irá flexibilizar a política de Covid-zero, os problemas de endividamento no setor imobiliário geram preocupação em relação à capacidade de crescimento do país”, explica Meirelles. Segundo ele, o fato gera impactos negativos no preço do minério.

Ainda avaliando o cenário internacional, o Diretor da InvestSmart destaca a expectativa dos investidores pelos dados da inflação dos Estados Unidos,que serão divulgados na terça-feira (13).

“A variação do índice é importante, pois pode influenciar o tom que o Federal Reserve (FED – o Banco Central americano) irá adotar em sua comunicação sobre a decisão dos juros, na quarta-feira (14)”, afirma.

As expectativas do mercado, explica o executivo, são de um avanço de 0,3% na inflação de novembro. “Um valor acima desse número pode pressionar o FED a adotar um tom mais hawkish do quo previsto em relação aos juros, o que pode influenciar negativamente os ativos de risco”, contextualiza Meirelles.

Leia mais  De volta aos 100 mil pontos? Ibovespa segue tendência de queda nesta 2ªF

No cenário nacional, os ruídos políticos influenciam na precificação dos ativos.

“Os investidores têm acompanhado de perto as discussões sobre a PEC da transição, que prevê um aumento de R$ 145 bilhões no Teto de Gastos por dois anos”, informa o executivo. Segundo ele, também chamam atenção os nomes que farão parte de pastas estratégicas do próximo governo, como o político Fernando Haddad para o Ministério da Fazenda.

Segundo André Meirelles, o foco dos investidores ao longo da semana será na divulgação da taxa de juros nos EUA. “As expectativas são de que o FED reduza a magnitude dos aumentos, que passariam de 0,75% para 0,5%”, afirma.

No panorama local, o mercado permanecera atento à divulgação da equipe técnica da Câmara, à votação da PEC da Transição na Câmara e à divulgação da ata do COPOM.

“A divulgação deve trazer sinalização sobre a postura do comitê frente a um possível desarranjo fiscal”, conclui Meirelles.

Leia mais  Ibovespa segue Rally e flerta com os 118 mil pontos na abertura desta Sexta

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Impactos da demissão de Prates e mais: Confira o resumo dia

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa sobe impulsionado por volatilidade nos mercados globais

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre com queda com recuo da Petrobras e bancos

Paola Rocha Schwartz

Dividendos Petrobras e Lucro da JBS: Confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa fecha com leve alta em meio a cautela do Banco Central

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa abre em leve alta e sinais mistos para Eletrobras

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário