Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Importância dos certificados SSL no setor bancário

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Embora o espaço digital tenha visto avanços significativos voltados para melhorar a segurança e restaurar a confiança digital, os cibercriminosos estão se tornando cada vez mais criativos na execução de vários ataques maliciosos.

O aumento desenfreado e a sofisticação dos métodos de engenharia social e phishing tornaram a segurança de dados um fator principal no gerenciamento de negócios online. A segurança online é especialmente vital para plataformas digitais de instituições financeiras como bancos, cooperativas de crédito e seguradoras, que são os principais alvos dos cibercriminosos.

Os bancos digitais revolucionaram o setor financeiro nos últimos anos. Eles oferecem grande conveniência, como a capacidade de transferir dinheiro, pagar contas e gerenciar transações de qualquer lugar.

O conforto e o acesso, no entanto, introduz uma vulnerabilidade a ataques de cibercriminosos.

Os sites bancários devem ter um certificado SSL para garantir autenticação, privacidade e integridade dos dados em todas as transações.

Certificados SSL: o que são e qual a importância?

Os certificados SSL garantem autenticação, privacidade e integridade de dados nas comunicações da Internet.

Com esse tipo de certificado, um site pode garantir que os dados ali processados são validados com o mais alto nível de segurança.

Leia mais  Veja como poderão ser as viagens aéreas pós-pandemia

Existem vários tipos de certificados SSL e eles oferecem níveis distintos de autenticação.

Sites de bancos, por exemplo, lidam com informações pessoais e financeiras muito confidenciais, dessa forma, os clientes esperam o máximo de privacidade e segurança para todas as transações.

Inclusive, os sites bancários e do ramo financeiro possuem vários domínios e subdomínios e, para isso, o ideal é contar com um certificado SSL adequado, como o certificado SSL de vários domínios. Uma vez que um certificado SSL é instalado, ele protege as informações que trafegam entre o servidor e o usuário.

No passado, inacreditavelmente, os dados eram transmitidos em formato de texto simples pela internet, e qualquer pessoa que interceptasse a mensagem podia lê-la.

Por exemplo, se um cliente inserisse suas informações de cartão de crédito em um site, os dados viajariam pela web, sem serem escondidos para qualquer um roubar.

Contudo, hoje em dia muitas coisas mudaram, e várias formas de proteger os dados do cliente foram criadas.

A criptografia de dados, por exemplo, é possivelmente o mais importante passo para a proteção das informações contidas em um site.

Com ela, é possível embaralhar os dados, os fazendo parecer aleatórios para qualquer pessoa não autorizada que conseguir ter acesso.

Nesse sentido, o SSL funciona como um método de criptografia de dados que permite a transmissão segura de informações confidenciais entre um navegador e um servidor web.

Leia mais  Fraude em blockchain levanta discussões sobre segurança de criptomoedas

Quando um navegador acessa um site bancário protegido por criptografia SSL, o navegador e o site estabelecem uma conexão segura através desse sistema.

O certificado SSL nada mais é do que uma prova visível ao usuário que aquele site possui um método para criptografar as informações ali contidas.

Free Freepik@Freepik 7

Como saber se seus dados estão seguros em um site?

Um certificado SSL altera o HTTP no URL de um site para HTTPS, onde o “S” significa seguro.

Isso significa que todos os dados confidenciais transmitidos de e para o site do banco são seguros.

Essas informações podem ser dados pessoais, detalhes de login, informações de cartão de crédito ou detalhes de transações da conta.

Há alguns anos, esse tipo de certificação passou a ser algo padrão na internet e os principais navegadores começaram a não exibir mais o “HTTPS” dos sites, ao contrário, para sinalizar a seguração de uma página, é mostrado normalmente um cadeado no canto esquerdo de onde fica o link do site.

E quando o site não possui nenhum tipo de certificação, é exibido um “HTTP” em vermelho no link, sem o “s”, para sinalizar o risco que o usuário está passando dentro da página.

Assim, as instituições financeiras, como os bancos, são fortemente motivadas tanto pela segurança quanto pela conformidade.

Algumas leis exigem notificação e remediação no caso de uma instituição financeira perder dados confidenciais, como informações financeiras.

Leia mais  Os 5 melhores países para morar

Nos últimos anos, os aplicativos e os requisitos de conformidade para certificados SSL aumentaram significativamente.

O indicador do certificado dão aos visitantes a confiança de que eles estão no lugar certo e é seguro continuar, isso aumenta o tempo médio que os visitantes passam no site.

Assim, um certificado SSL, garante ao banco e, principalmente, aos clientes, que a página possui a segurança necessária para que as informações possam ser processadas com total garantia, evitando maiores transtornes e dores de cabeça para ambas as partes.

É um avanço tecnológico sem sobras de dúvida e que ajuda na evolução do modo de como usamos a internet hoje em dia.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Como saber se meu namorado me trai: guia rápido

Comunicados de Imprensa

Vazamentos de dados: empresas devem informar a clientes em caso de risco

Guia do Investidor

Deepfake é nova ameaça à segurança dos bancos

Guia do Investidor

TikTok é “cavalo de Troia” da China, afirma chefe de segurança cibernética dos EUA

Guia do Investidor

NordVPN é bom? NordVPN é segura e confiável? Veja review completa

Anna Oliveira

Segurança é um dos fatores mais relevantes na hora de investir em sistemas inteligentes, mostra pesquisa inédita do Imovelweb

Guia do Investidor

Deixe seu comentário