Guia do Investidor
industria automobilisticaautomovel fabrica
Notícias

Indústria cresceu 0,2% em 2023. Qual é a expectativa para 2024?

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A indústria brasileira cresceu 0,2% em 2023, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do número positivo, na opinião da economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)Nadja Heiderich, o resultado não deve ser interpretado como um sinal de recuperação robusta.

“A indústria ainda opera 16,3% abaixo do pico histórico de maio de 2011, evidenciando a necessidade de uma análise mais profunda do cenário. O crescimento de 0,2% da indústria brasileira em 2023 deve ser encarado com cautela. É necessário focar em medidas que promovam um crescimento estrutural de longo prazo, com foco em inovação, qualificação profissional, infraestrutura e abertura comercial”, afirma.

Para a professora universitária, a indústria brasileira precisa de um ambiente de negócios mais favorável para alcançar seu pleno potencial e contribuir para o desenvolvimento do país. Nesse sentido, a nova política industrial é um passo importante, mas seu impacto em 2024 ainda será limitado.

Leia mais  Acabou os R$ 500 milhões do programa de "carros populares": desconto pode não ser prorrogado

A professora elencou os fatores que influenciaram positivamente o desempenho da indústria em 2023:

Base de comparação baixa: O crescimento de 0,2% em 2023 se compara a um ano de 2022 com queda de 0,7%, o que contribui para a distorção da percepção do crescimento.

Volatilidade da demanda: A indústria foi impactada por flutuações na demanda interna e externa, com setores como bens de consumo duráveis e bens intermediários registrando queda no segundo semestre de 2023, enquanto outros como bens de capital apresentaram crescimento.

Incertezas no cenário global: A guerra na Ucrânia, a alta da taxa de juros e a desaceleração da economia global geraram um ambiente de insegurança para investimentos e consumo, afetando o desempenho industrial.

COMO SERÁ 2024 PARA A INDÚSTRIA?

Para Nadja, as projeções para a indústria brasileira em 2024 são mistas. De um lado, a nova política industrial e a recuperação gradual da economia global podem impulsionar o crescimento. Do outro, a desaceleração da economia interna e a alta da taxa de juros podem frear a demanda e os investimentos.

“Embora a nova política industrial do governo Lula traga medidas promissoras para o desenvolvimento do setor, como investimentos em inovação, qualificação profissional e desburocratização, seu impacto em 2024 ainda será limitado. A implementação das medidas e seus efeitos na produtividade e competitividade da indústria levarão tempo”, acrescenta.

É PRECISO INVESTIR

Leia mais  B3 (B3SA3) quer criar regra para aumentar diversidade em empresas listadas

O crescimento de 0,2% em 2023 não representa uma mudança estrutural na indústria brasileira. Para alcançar um crescimento sustentável de longo prazo, a docente da FECAP elenca as frentes que precisam de investimento e crescimento estrutural:

Inovação e tecnologia: Aumentar a competitividade da indústria brasileira por meio da adoção de tecnologias avançadas e da criação de produtos inovadores.

Qualificação profissional: Preparar a mão de obra para os desafios da indústria 4.0, com foco em habilidades como automação, robótica e inteligência artificial.

Infraestrutura: Melhorar a infraestrutura logística, energética e de telecomunicações para reduzir custos e aumentar a eficiência da indústria.

Abertura comercial: Buscar acordos comerciais que ampliem o acesso da indústria brasileira a novos mercados e promovam a competitividade.


Nos siga no Google News
Leia mais  Paulo Guedes diz em Davos que agenda de transformações continua no Brasil

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Vale a pena ser motorista de aplicativo em tempo integral?

Guia do Investidor

Brasileiro recupera milhões de saldos presos na FTX

Fernando Américo

Ripple lança cartilha gratuita sobre blockchain no Brasil

Fernando Américo

Stablecoins ganham destaque e atraem empresas e governos

Fernando Américo

PRF apreende equipamentos de mineração de Bitcoin sem nota

Fernando Américo

A necessária expansão do setor portuário brasileiro

Autor Convidado

Deixe seu comentário