Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

LIBRA: Facebook pode adiar lançamento

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Desde a divulgação, a companhia tem sofrido uma série de reclamações; uma das preocupações são os crimes contra segurança bancária e lavagem de dinheiro.

De acordo a Reuters, agência britânica de notícias, o Facebook (FBOK34) planeja a interrupção do lançamento de moedas digitais.

Assim o anúncio será feito às autoridades dos Estados Unidos caso os trâmites legislativos não sejam devidamente resolvidos.

A informação parte de David Marcus, no qual controla a demanda de criptomoedas norte americana e o blockchain da empresa, ou seja, armazenamento e rastreamento de transações digitais.

Contudo Marcus espera que a libra não seja enviada como concorrência de moedas superiores ou influencie na política monetária.

“A Associação Libra, que irá administrar a Reserva, não tem intenção de competir com quaisquer moedas soberanas ou entrar na arena da política monetária”. Assim diz o empresário em Comitê Bancário do Senado dos EUA.

Ele comenta ainda que o controle de oferta de moeda no mercado é exclusivo a bancos centrais.

Leia mais  Caída nos volumes de negociação de criptomoedas atinge o nível mais baixo desde 2019

Proteção contra lavagem de dinheiro

O representante do Facebook menciona que a Associação Libra, companhia responsável pelo mercado de criptomoedas da rede, prevê inscrição no departamento de tesouro americano: Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN).

Este registro serve como base para auxiliar a lei de sigilos bancários e a proteção contra o crime de lavagem de dinheiro. Assim o departamento de tesouros do país assegura que as criptomoedas lançadas pelo Facebook são fortes alvos de atividades ilegais.

Steve Mnuchin, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, afirma que a agência alertou o Facebook para que providências sejam tomadas na tentativa de evitar tais práticas. Ele ainda diz que ignorar o aviso pode provocar a desconfiança do mercado frente os ativos digitais da corporação.

Mnuchin declara que o Tesouro sem sido muito franco com provedores de serviços financeiros digitais e os aconselha a incorporar serviços de proteção contra crimes. E justifica que isso deve acontecer para combater o financiamento de terrorismo, como fazem as instituições tradicionais.

“Estou orgulhoso de que o Facebook tenha iniciado esse esforço aqui nos Estados Unidos”,. Assim diz o secretário.

“Acredito que se os EUA não liderarem a inovação na área de moedas e pagamentos digitais, outros o farão. Se deixarmos de agir poderemos ver em breve uma moeda digital controlada por outros cujos valores dramaticamente diferentes”, encerra.

Leia mais  Criptomoedas: Empresa promovida por artistas do SBT some com dinheiro dos clientes
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Dólar recua a R$ 5,20 com fortalecimento do mercado interno

Rodrigo Mahbub Santana

Democracia está morrendo no Brasil, diz Wall Street Journal

Rodrigo Mahbub Santana

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Fernando Américo

Biden propõe triplicar tarifas de importação dos Estados Unidos

Paola Rocha Schwartz

Novas metas fiscais podem ser descumpridas

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário