Guia do Investidor
juros altos instituto de longevidade mag meio
Colunistas

Manutenção da Selic em 13,75% mostra cautela por parte do BC

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A manutenção da taxa Selic em 13,75%, determinada na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que terminou nesta quarta-feira (dia 21), sinaliza cautela por parte da autoridade monetária, que deixou aberta a possibilidade de os juros voltarem a subir no futuro, caso necessário. A avaliação é do economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti.

“O cenário é positivo para a frente com a queda recente dos índices de inflação. Entretanto, a demanda interna e o aquecimento do mercado de trabalho podem atenuar a desinflação. Por isso, Copom deixou as portas abertas, em seu comunicado, para uma nova elevação futuramente, a depender também das elevadas incertezas no Brasil e no Exterior”, diz Bertotti.

O economista ressalta declaração no dia 5 deste mês do presidente do BC, Roberto Campos Neto, de que o ambiente ainda é de grande incerteza e de que a batalha contra a inflação ainda não estava ganha, apesar do IPCA em queda.

“Parte do mercado avaliou que o presidente do BC estava admitindo a possibilidade até de um novo aumento residual, de 0,25 ponto percentual (pp) nesta reunião do Copom”, acrescenta ele.

Bertotti lembra que o mercado já apostava em um corte na Selic no início de 2023, mas a fala de Campos Neto foi um alerta de que o BC não está disposto a tomar medidas precipitadas.

“Diferentemente do que vinha sendo precificado nas últimas semanas, o mercado agora espera que a taxa básica volte a recuar apenas em maio de 2023. E que permaneça próximo de 12% ao ano até o início de 2024”, avaliou o economista.

A manutenção da Selic encerrou um ciclo de 12 altas seguidas. Foi o maior ciclo de alta desde 1999. Neste período, os juros básicos foram elevados em 11,75 pontos percentuais.

Por Gustavo Bertotti, economista-chefe, lembra que o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, alertou que ainda há incertezas econômicas.

Leia mais  Resumo da semana: BC sinaliza corte da Selic em agosto; foco se volta para Brasília na próxima semana

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Polêmica no BC: Interpretação Política e incerteza econômica

Paola Rocha Schwartz

Dólar dispara com aversão ao risco pós decisão dividida do Copom

Paola Rocha Schwartz

Selic cai para 10,5% ao ano, com corte menor

Márcia Alves

Ações da Suzano sofrem queda: confira o resumo do dia

Márcia Alves

Ibovespa cai levemente; governo propõe medidas para crise no RS

Rodrigo Mahbub Santana

Fechamento do Câmbio: Dólar fecha em leve alta

Rodrigo Mahbub Santana

Deixe seu comentário