Guia do Investidor
juros altos instituto de longevidade mag meio
Colunistas

Manutenção da Selic em 13,75% mostra cautela por parte do BC

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A manutenção da taxa Selic em 13,75%, determinada na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que terminou nesta quarta-feira (dia 21), sinaliza cautela por parte da autoridade monetária, que deixou aberta a possibilidade de os juros voltarem a subir no futuro, caso necessário. A avaliação é do economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti.

“O cenário é positivo para a frente com a queda recente dos índices de inflação. Entretanto, a demanda interna e o aquecimento do mercado de trabalho podem atenuar a desinflação. Por isso, Copom deixou as portas abertas, em seu comunicado, para uma nova elevação futuramente, a depender também das elevadas incertezas no Brasil e no Exterior”, diz Bertotti.

O economista ressalta declaração no dia 5 deste mês do presidente do BC, Roberto Campos Neto, de que o ambiente ainda é de grande incerteza e de que a batalha contra a inflação ainda não estava ganha, apesar do IPCA em queda.

“Parte do mercado avaliou que o presidente do BC estava admitindo a possibilidade até de um novo aumento residual, de 0,25 ponto percentual (pp) nesta reunião do Copom”, acrescenta ele.

Bertotti lembra que o mercado já apostava em um corte na Selic no início de 2023, mas a fala de Campos Neto foi um alerta de que o BC não está disposto a tomar medidas precipitadas.

“Diferentemente do que vinha sendo precificado nas últimas semanas, o mercado agora espera que a taxa básica volte a recuar apenas em maio de 2023. E que permaneça próximo de 12% ao ano até o início de 2024”, avaliou o economista.

A manutenção da Selic encerrou um ciclo de 12 altas seguidas. Foi o maior ciclo de alta desde 1999. Neste período, os juros básicos foram elevados em 11,75 pontos percentuais.

Por Gustavo Bertotti, economista-chefe, lembra que o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, alertou que ainda há incertezas econômicas.

Leia mais  Bancos não repassam cortes da Selic e juros seguem estáveis

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Haddad muda meta fiscal para 2025 e Mercado reage

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Deixe seu comentário