Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Não siga a manada ou você irá falir

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Certamente muitas pessoas seguem a “manada” e acabam fazendo a mesma coisa que os outros indivíduos. Dessa forma, isso poderá trazer grandes prejuízos aos investidores aplicam isso na bolsa de valores.

Assim, essa visão poderá prejudicar resultados e decisões gerando prejuízos no mercado financeiro. Então vamos saber mais sobre o assunto e verificar o que esse conceito quer dizer.

Explicando o “efeito manada”

De acordo com o mercado financeiro, esse “efeito manada” pode ser considerado um tipo de comportamento psicológico. Desse modo, ele pode gerar impactos bastante negativos ao ser aplicado nos investimentos.

Assim, as pessoas costumam utilizar esse efeito justamente para serem incluídas nos grupos ou para realizar decisões. Ao aplicar esse conceito nos investimentos os resultados podem ser desastrosos.

Pois, o mesmo não estará realizando a análise correta do mercado e só seguirá o que os outros acham. Consequentemente as oportunidades serão perdidas e muito dinheiro também.

Leia mais  Ibovespa fecha em baixa na véspera da Super Quarta

De fato, seguir os influenciadores ou um grupo pode ser prejudicial, sendo que uma reflexão é importante. A tendência é de que algumas pessoas decidam por algo e as outras decidem segui-las nisso.

Portanto, o investidor que deixa de acreditar em suas conclusões, apenas imita os outros deixando sua opinião de lado. Dessa maneira, isso pode trazer prejuízos e resultados totalmente desagradáveis.

Aplicando isso nos investimentos

No momento em que diversos investidores formam um grupo e apostam em um só ativo esse “efeito manada” acontece. Pois, a maioria irá influenciar na decisão e não terá uma conclusão plausível para que isso seja feito.

Vale lembrar que se muitas pessoas compram ou vendem ações ao mesmo tempo isso prejudica o mercado. Ou seja, tudo tem que ser feito de maneira organizada e estabelecido corretamente.

Assim, podemos ver os circuit breaker que são utilizados nesses momentos para acalmar os investidores. O surgimento desse conceito são alguns elementos, tais como:

  • Necessitar de inclusão em um grupo de pessoas ou ser aceito;
  • Acreditar na maioria;
  • Segurança que não é verdadeira;
  • Medo de não gerar lucros como os outros que estão participando.
Leia mais  PL que pode limitar uso de dinheiro vivo avança na Câmara dos Deputados

Como fazer para evitar esse “efeito manada”?

Sem dúvida, é não utilizar a irracionalidade para a realização de certas ações no mercado financeiro. A visão a longo prazo poderá evitar esse tipo de problema, assim como o planejamento correto.

Por certo, estudar e entender os mecanismos pelo qual a bolsa de valores funciona evitará diversos problemas. Portanto, evite seguir a “manada”, faça as suas próprias projeções e avalie os riscos de cada ação no mercado.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  BTG Pactual compra corretora Ourinvest

Leia mais

Vivara e Setor Imobiliário: Estratégias promissoras de crescimento, aponta Santander

Rodrigo Mahbub Santana

Musk retoma o posto de norte-americano mais risco

Rodrigo Mahbub Santana

Ações do Spotify disparam com alta de 14% em assinantes

Paola Rocha Schwartz

Gringos sacam R$ 4,63 bi na bolsa de valores brasileira

Márcia Alves

Dólar opera em baixa

Rodrigo Mahbub Santana

M. Dias recomprará até 3,5 milhões de ações

Márcia Alves

Deixe seu comentário