Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Nem a Black Friday irá salvar? Americanas segue procurando culpados por sua crise

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Após quase um ano de espera, a Americanas (AMER3) finalmente revelou o quadro real de suas finanças, e o cenário não é positivo. Durante quase duas horas de teleconferência, o CEO da empresa, Leonardo Coelho, detalhou as irregularidades contábeis que foram encontradas ao assumir a operação da varejista.

Segundo Coelho, a Americanas foi vítima de uma fraude “complexa” e “engenhosa”, alimentada por grupos de executivos dentro da organização, que agiam de forma coordenada para manipular as contas da empresa. A fraude estava fortemente concentrada na conta de fornecedores, usando verbas de propaganda cooperada e instrumentos similares (VCPs) falsos para inflar artificialmente os resultados da companhia.

Além disso, houve fraudes em operações de risco sacado que não foram devidamente registradas nos demonstrativos financeiros, operações de capital de giro, gastos operacionais indevidos e até irregularidades nos custos de frete de fornecedores. O tamanho total da fraude, apurado pela nova gestão, chegou a impressionantes R$ 22,5 bilhões.

A Americanas agora está empenhada em três frentes principais. Primeiramente, está buscando a recuperação judicial para lidar com as consequências financeiras da fraude. Em segundo lugar, está conduzindo uma investigação interna para identificar os responsáveis pela fraude e determinar ações legais apropriadas. Por fim, a empresa está focada em uma transformação profunda para reverter essa situação e restaurar a confiança dos investidores e clientes.

O CEO Leonardo Coelho enfatizou que a empresa tinha uma estrutura de governança (compliance) que era certificada por certificadoras de renome, incluindo certificadoras internacionais. No entanto, a fraude ocorreu devido à manipulação dolosa de controles internos pela alta direção, que estava ciente da estrutura de governança.

Leia mais  Mais mentiras? Bancos contestam informações sobre credores da Americanas

Coelho ressaltou que as divulgações financeiras atualizadas de 2021 e 2022 são compromissos com a verdade e que os resultados agora são livres dos efeitos da fraude. A empresa está determinada a responsabilizar os culpados e a se recuperar dessa crise, enquanto busca manter seus compromissos com a transparência e integridade.

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Neste cenário desafiador, a Americanas também está apostando na loja física como parte de sua estratégia de recuperação. A empresa está focando em transformar suas lojas físicas em espaços de experiência para os clientes, oferecendo produtos e serviços exclusivos, buscando aumentar o tráfego nas lojas físicas e fortalecer sua presença no varejo tradicional.

Leia mais  Americanas emitirá debêntures para pagamentos em recuperação judicial

A Americanas enfrenta um caminho árduo para superar os efeitos da fraude contábil, mas está empenhada em reconstruir sua imagem e continuar a ser uma das principais varejistas do Brasil.

Você quer começar a investir na bolsa de valores?

Você possui o desejo de começar sua carreira como investidor? Apesar de parecer complicado, se tornar um “frequentador” da bolsa de valores é mais fácil do que você imagina!

Aqui no Guia do Investidor, nós oferecemos uma ampla seleção de análises, recomendações e indicações de preços-alvo para as principais ações e ativos da bolsa de valores brasileira para você começar a entender todos os caminhos que separam você dos grandes lucros! Nossa equipe de especialistas está sempre atenta ao mercado, identificando as melhores opções e recomendações para você ampliar e diversificar sua carteira.

Se você não sabe por onde começar, pode seguir as 5 dicas que selecionamos para você dar seus primeiros passos na bolsa de valores:

Entendemos que cada investidor tem suas próprias metas e tolerância ao risco. Por isso, oferecemos uma variedade de recomendações que se enquadram em diferentes perfis e objetivos. Seja você um investidor conservador, moderado ou agressivo, encontrará em nosso site análises detalhadas e recomendações fundamentadas para auxiliar em suas decisões de investimento.

Leia mais  Problema nas Americanas "não foi do dia para noite" e não envolveu falhas apenas dentro da empresa

Além disso, sabemos que o mercado financeiro é dinâmico e as oportunidades podem surgir a qualquer momento. Por isso, atualizamos constantemente nossas recomendações para que você possa aproveitar as melhores oportunidades assim que elas aparecem.

Para conferir as últimas análises e recomendações do mercado, basta clicar aqui.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Ações da Casas Bahia e impactos Desoneração da Folha: Confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Americanas encerra período de compra de bonds no exterior

Márcia Alves

Americanas faz proposta para grupamento de ações

Márcia Alves

Americanas emitirá debêntures para pagamentos em recuperação judicial

Guia do Investidor

Americanas (AMER3) irá leiloar carros para pagar salários

Márcia Alves

Americanas (AMER3) tem rating de crédito cancelado pela S&P Ratings

Márcia Alves

Deixe seu comentário