Guia do Investidor
uso de smartphone e celular050720211244
Agência Brasil Notícias

Pesquisa mostra impacto dos canais digitais em operações bancárias

O uso de canais digitais para realização de operações bancárias tem sido dominante no . Pagamentos e abertura de contas, entre outras transações, são feitas em sua maioria pela internet e pelo celular. De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a Deloitte, o uso de canais digitais para operações bancárias cresceram 23% no ano passado e já são sete em cada dez no país.

A pesquisa mostrou um crescimento de 28% nas operações com smartphones, que totalizaram 67,1 bilhões e representam 56% do total. As transações por internet banking aumentaram 6%. Além disso, movimentação financeira pelo celular teve crescimento de 75% no ano passado, passando de 9,3 bilhões de transações para 16,3 bilhões de operações.

Os números também revelam que as transações relacionadas a pagamentos cresceram 72% no mobile banking. E, pela primeira vez, o número de abertura de contas por meios digitais superou o uso de canais físicos para essa mesma operação. A abertura de contas de forma digital chegou a 10,8 milhões em 2021, um aumento de 66% em relação a 2020. Já o uso de canais físicos para este fim totalizou 9,9 milhões, 16% a mais do que no ano anterior.

Leia mais  Intenção de consumo das famílias tem quarta alta consecutiva, diz CNC

O estudo também evidenciou o crescimento do Pix, sistema de pagamento instantâneo em funcionamento desde novembro de 2020. Os dados trazidos pela Febraban e pela Deloitte mostram um crescimento de 809% no número de usuários que pagaram mais de 30 Pixs por mês entre março de 2021 e março de 2022.

Além disso, o ritmo de expansão de recebimento de mais de 30 Pix por mês em pessoas físicas é maior do que em pessoas jurídicas. Para a federação, isso mostra o potencial de expansão do uso do Pix em lojas e prestadores de serviços.

“Os da pesquisa refletem o novo perfil de nosso cliente que busca e encontra conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos”, disse Isaac Sidney, presidente da Febraban.

“Houve uma inequívoca mudança de comportamento dos consumidores nas atividades de diversos setores da , que deixam de ir à agência bancária, porque conseguem realizar a quase totalidade das transações nos meios eletrônicos”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais  IBGE prevê safra recorde de 258,5 milhões de toneladas em 2021

LULA OU BOLSONARO? Não corra o risco das eleições no Brasil: abra sua conta no exterior e proteja seu patrimônio

Recomendações no seu e-mail

Nossas redes:

Leia mais

Guedes: teto do ICMS pode ser revisto se estados perderem receita

Agência Brasil

Preocupações com a China faz dólar disparar para R$ 5,14

Agência Brasil

Movimentação de cargas cresce 2,3% no trimestre no Porto de Santos

Agência Brasil

Promulgada lei que simplifica regras trabalhistas em novas calamidades

Agência Brasil

BB (BBAS3) lança financiamento para patinetes, scooters e motos elétricas

Agência Brasil

Movimentação de cargas cresce 2,3% no trimeste no Porto de Santos

Agência Brasil

Deixe seu comentário