Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Apps se tornam o principal canal para operações bancárias? Confira pesquisa

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Uma nova pesquisa global da Mambu, empresa líder em tecnologia bancária na nuvem, indica que os aplicativos são o principal meio para realizar operações bancárias entre os mais jovens.

Três a cada quatro brasileiros com idade entre 18 e 35 anos priorizam os aplicativos quando precisam usar um serviço financeiro. O percentual é maior entre os que usam um banco digital como sua principal instituição financeira, alcançando 81%, enquanto entre os clientes dos bancos tradicionais o número cai para 68%.

Depois dos aplicativos, 30% dos usuários de bancos tradicionais preferem ir presencialmente a uma agência para realizar operações bancárias e 2% usam plataformas online com o mesmo objetivo.

Entre os adeptos dos bancos digitais, 9% usam plataformas online, 5% vão presencialmente a uma agência bancária, 3% fazem uma chamada telefônica com um representante do banco e os 2% restantes assinalaram a opção “outros”.

Os respondentes que preferem aplicativos listaram a rapidez (65%) como o principal motivo para priorizá-los, seguido pela facilidade de uso (30%) e segurança (5%). Entre os que preferem ir às agências bancárias, o principal motivador é a segurança (47%), depois a facilidade (24%), a impossibilidade de fazer tudo no aplicativo (15%), a falta de opções nos serviços digitais (9%), a dificuldade de usar a plataforma digital (3%) e a impossibilidade de fazer tudo no site do banco (3%).

Leia mais  Brasileiros possuem contas em mais de quatro bancos, mas têm seus favoritos, diz Google

Os serviços mais usados nos aplicativos são as verificações de depósitos na conta (opção assinalada todos os respondentes), seguido por recarregar o celular (96%), conferir os dados da conta (83%), uso de carteiras digitais (83%) e serviços de banco online em geral (83%), enquanto o menos usado é o saque e depósito presencial, marcado por 35% —este, aliás, é o serviço mais utilizado nas agências bancárias, assinalado por 60% dos respondentes.

Em geral, os aplicativos são bem avaliados nos bancos: 77% estão satisfeitos com o serviço. Nos bancos digitais, porém, a aprovação é maior, de 85%, contra 71% nos bancos tradicionais.

Em uma década, vimos uma mudança completa do comportamento do consumidor de serviços financeiros. A ida a uma agência bancária se torna cada vez menos necessária, embora ainda associada a um maior sentimento de segurança. Por outro lado, os aplicativos definitivamente despontaram como o principal meio para fazer operações bancárias. Isso se deu pela popularização dos smartphones e o grande número de linhas celulares que temos no Brasil. A partir de agora, a tendência é que tanto os bancos digitais quanto os tradicionais continuem investindo em tecnologia e digitalização para promover interfaces intuitivas e ágeis em seus aplicativos, melhorando esse serviço ao longo dos próximos meses — e o popularizando ainda mais” analisa Sergio Costantini, diretor-geral da Mambu no Brasil.

A pesquisa The State of Young Adult Banking in the Region, da Mambu, entrevistou 1.250 pessoas entre 18 e 35 anos em seis países da América Latina, incluindo 222 brasileiros, com base em levantamentos realizados em meados de 2021. É a primeira de uma série de quatro publicações. O relatório completo pode ser acessado neste link.

Leia mais  C6 Bank pode começar a oferecer seguros

Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

DUCZ Cartão: O que é? Como fazer o cadastro?

Lara Donnola

Nubank registra lucro recorde de US$ 395,8 milhões no 4TRI23

Guia do Investidor

Matera Financeira é confiável? Veja CNPJ e Reclame Aqui

Karine Freitas

The Economist: Brasil está se tornando um centro de crimes financeiros

Guia do Investidor

Nubank supera preço do IPO na Bolsa de NY

Guia do Investidor

Bee Benefícios Flexíveis é seguro? Conheça a nova fintech

Anna Oliveira

Deixe seu comentário