Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Criptomoedas Notícias

Plataforma alerta sobre riscos em atualização do Ethereum

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Gerentes da Hodlnaut, plataforma cripto que congelou os saques de seus clientes em agosto desse ano, disseram que a próxima atualização do Ethereum, conhecida como Merge, representa um risco de liquidação para os ativos em dificuldades da empresa e está considerando vendê-los para limitar possíveis perdas.

“Existem vários riscos associados ao Merge, que podem ser prejudiciais aos ativos mantidos na rede Ethereum (incluindo plataformas DeFi) se eles se materializarem”, disse Aaron Loh Cheng Lee, um dos gerentes da Hodlnaut.

Para quem não é familiarizado, “DeFi” se refere a finanças descentralizadas, um termo para aplicações financeiras com base em criptomoedas ou estruturas decentralizadas como blockchains.

Leia mais  Corretora Kucoin sofre ataque hacker e clientes perdem mais de R$ 110 mil em criptomoedas

De acordo com o comunicado emitido pela plataforma, um risco específico do Merge, que deve ocorrer nessa quinta-feira, está relacionado aos chamados oráculos de preços, que fornecem dados aos contratos inteligentes que regem os protocolos DeFi.

O Merge pode levar os oráculos a “dar preços errôneos durante a transição”, levando os contratos inteligentes a liquidar automaticamente os ativos da empresa.

Para você entender melhor, o Ethereum deixará de usar um algoritmo de consenso de prova de trabalho ou “proof-of-work” para passar a usar um algoritmo de prova de participação ou “proof-of-stake”.

Na prática, se o blockchain se dividir para realizar essa migração, é possível que os oráculos, que são sistemas que trabalham fora da rede central de uma criptomoeda, obtenham dados errados fora do sistema, gerando caos.

Agora os gerentes da plataforma Hodlnaut estão preocupados com a possibilidade desses problemas afetarem ainda mais a empresa que já passa por um período conturbado.

A Hodlnaut foi colocado sob gestão judicial provisória, uma forma de proteção ao credor e reestruturação da dívida, em 30 de agosto, isso, três semanas depois de congelar saques alegando “condições de mercado difíceis”.

Leia mais  O futuro das exchanges descentralizadas: comparação entre Uniswap, VC Spectra e BNB em 2023

A empresa foi uma das várias que desmoronaram sob a pressão da desaceleração do mercado de criptomoedas deste ano.

Uma rival da plataforma, a Celsius Network, por exemplo, acabou entrando com pedido de falência, já que os preços do bitcoin (BTC) e do ether (ETH) caíram mais de 70% em um período de seis meses.

A Algorand Foundation, que supervisiona o desenvolvimento do blockchain Algorand, revelou que tinha US$ 35 milhões em exposição ao Hodlnaut.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Em operação, Polícia Federal apreende criptomoedas associadas ao comércio ilegal de cigarros

Leia mais

Novidade: Brasil Bitcoin expande sua lista com novos tokens; Confira

Lara Donnola

Brasil Bitcoin: é seguro? Como funciona? Conheça a exchange

Lara Donnola

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Autor Convidado

IRPF 2024 tem novas regras para criptoativos

Guia do Investidor

Ethereum: por que essa criptomoeda que merece ser observada?

Autor Convidado

Governo Lula quer taxar as criptomoedas: entenda

Márcia Alves

Deixe seu comentário