Continua após o anúncio
Privatização da Petrobras: De acordo com o presidente da Petrobras (PETR3, PETR4), Roberto Castello Branco a privatização da empresa não ocorrerá agora. Desse modo, no momento ainda não existem planos em relação a isso.
Assim, essa desestatização somente poderá ocorrer futuramente, junto com a Caixa Econômica e o Banco do Brasil (BBAS3). Então, vamos entender o que foi comunicado e verificar as ultimas informações divulgadas.
Petrobras (PETR3, PETR4) não será privatizada no momento
Conforme foi divulgado pelo Presidente da empresa Roberto Castello Branco, a Petrobras (PETR3, PETR4) não será privatizada. Dessa forma, em uma audiência dentro da comissão Minas e Energia na câmara a venda dos ativos foi negada.
Assim, no momento não há planos para que essa privatização venha a ocorrer, mesmo mediante a tantos comentários a respeito. Nesse sentido, Salim Mattar, que é o secretário das desestatizações negou esse projeto.
Além disso, a própria Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BBAS3) também não serão vendidos. Dessa maneira, somente no futuro poderá vir a ocorrer uma eventual privatização que seria boa para as empresas.
Contudo, deverá haver um acordo entre o Governo Federal, o congresso e os brasileiros. O Presidente Jair Bolsonaro está a favor dessas privatizações, pois elas reduzem o tamanho do estado.
De fato, muitas empresas ficam melhores quando são vendidas para a iniciativa privada e assim isso poderá trazer benefícios. Anteriormente alguns ministros não estavam a favor da venda de algumas empresas.
Entretanto, atualmente há um alinhamento maior entre os ministros e não existem mais essas restrições. Além disso, já foi elaborado um mapeamento das empresas que dependerão do Congresso Nacional para serem privatizadas.
Certamente, os Correios, a Eletrobras e a Casa da Moeda estão entre essas estatais que serão vendidas. Contudo a venda da Petrobras (PETR3, PETR4) para a iniciativa privada ainda não será feita no momento. Portanto, somente futuramente será possível uma privatização da empresa.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.