Continua após o anúncio
O Nubank (NUBR33), maior banco da América Latina em valor de mercado, tremeu os fundamentos da Bolsa de Valores em seu processo de IPO. Afinal, a listagem da fintech foi marcada pela ansiedade e principalmente a adesão do mercado. As expectativas e estratégias da companhia durante o processo se mostraram bastante eficazes e 760 mil novos investidores entraram para a Bolsa de Valores! Confira agora mais detalhes!
A grande jogada do Nubank
Se você é um dos clientes do Nubank, com certeza ficou sabendo do programa NuSócios. A iniciativa da companhia para promover a adesão de seus clientes no processo de IPO da empresa realmente deu o que falar. No entanto, a medida se mostrou extremamente eficaz e os números estão aí para provar isso.
A Bolsa de Valores brasileira ganhou 759.935 novos investidores em dezembro, chegando a 4.209.735. Quando comparamos a dezembro de 2020, a B3 cresceu +55 por cento no número de investidores ativos.
O IPO do Nubank chegou à B3 no dia 9 de dezembro de 2021, data que coincide com o salto de +22 por cento no número de investidores individuais, de 3.449.800 para 4.209.735, entre novembro e dezembro.
Além disso, na abertura de capital, segundo o Nubank, cerca de 815 mil investidores compraram seus BDRs, negociados na B3 com o ticker NUBR33.
Ademais, além do efeito roxo, é importante mencionar que o mercado acionário local vem atraindo investidores de maneira mais forte desde meados de 2020, após a Selic ter atingido a mínima histórica de 2 por cento. Porém, com a elevação da Selic a dois dígitos em 2021, esse efeito vem sendo anulado.
Nem tudo são flores
No entanto, no entendimento da Danielle Lopes, analista de ações da Nord Research que avaliou o IPO do Nubank, o número de investidores na bolsa brasileira poderá quase triplicar se os 7,56 milhões de “NuSócios” escolherem ficar com os BDRs. No entanto, dada a baixa aderência, existe um risco-retorno pouco atraente para as ações do Nubank.
Contudo, todo este movimento na verdade pode ter sido um “tiro no pé” da companhia. A estratégia de engajamento visava aumentar o preço do IPO da Nubank (o que deu muito certo). Mas apenas a adesão de pessoas físicas na Bolsa pode não ser o suficiente.
As pessoas físicas que entraram na bolsa para acompanhar a “onda” ficarão “largadas” em meio ao oceano de ações, sem informações e conhecimentos de como operar no mercado. Desse modo, é difícil imaginar uma adesão de longo prazo destes novos investidores. O que pode causar dor de cabeça para o mercado em geral e essa conta pode chegar para a cotação das ações do Nubank.
Por fim, a analista espera uma definição mais concreta após 12 meses do IPO, quando os clientes poderão decidir manter ou vender seu “pedacinho”.
Follow @oguiainvestidor
DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.