Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Reajuste da Petrobras (PETR4) impacta inflação no mês, mas não muda cenário para o ano, dizem economistas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

O reajuste de 5,18% nos preços da gasolina e de 14,26% do diesel nas refinarias, anunciado pela Petrobras (PETR4) causará impacto na inflação. Isto é, mensal de junho, julho e possivelmente em agosto.

 Mas não deve alterar o cenário previsto pela maioria dos economistas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no fim de 2022.

“Já esperávamos que esse reajuste fosse acontecer e mais reajustes devem vir. Então, isso não muda o nosso cenário para o ano. A nossa projeção para o IPCA, já incorporando desoneração tributária, é de 8,5%. Não tem porque a gente mudar com a notícia de hoje”

disse o economista-chefe do banco BV, Roberto Padovani

“Mas isso vai alterar a dinâmica no mês. A inflação pode ficar um pouco mais pressionada agora em junho, dependendo da velocidade que chegará ao consumidor, mas não muda a história para o ano”,

acrescentou

Segundo o economista da LCA Consultores Bruno Imaizumi o aumento de preço da gasolina terá um impacto direto de 0,1603 ponto percentual no IPCA. Enquanto o aumento de 14,2% no diesel tem um impacto direto de 0,0256 ponto percentual, totalizando 0,1859 ponto percentual.

Leia mais  Denúncia de assédio sexual na Petrobras gera onda de relatos de funcionárias e empresa promete ações firmes

Ademais, ele pontua que o efeito poderá ser visto primeiramente no dado de inflação fechado de junho, no de julho e até no IPCA-15 de agosto.

Contudo, o impacto já estava previsto no cenário da LCA e não deve causar revisão para o ano. A consultoria continua esperando um IPCA de 8% no fim do ano.

Mais detalhes sobre

Assim sendo, a projeção foi reduzida recentemente depois da aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a incidência de ICMS, imposto estadual, sobre os combustíveis.

No Santander, o economista Daniel Karp projeta um impacto de 0,13 ponto percentual no IPCA. Ou seja, concentrado no mês de julho, mas algum efeito também pode aparecer já na inflação de junho.

Ademais, ele lembra que a gasolina tem peso de 6,8% no índice oficial de inflação e diz ver risco de novos aumentos no curto prazo, “uma vez que diferentes métricas apontam defasagem de 13% até 50% em relação aos preços internacionais”.

Leia mais  Petrobras (PETR4) passa a deter 100% da Ibiritermo

Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Ações da Petrobras caem ao não anunciar dividendos extraordinários
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras decide hoje dividendos e novos membros do conselho

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa cai pelo sexto dia consecutivo

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras é um transatlântico à deriva, diz Estadão

Paola Rocha Schwartz

Petrobras: Gasolina com maior defasagem do ano chega a 21%

Paola Rocha Schwartz

Bolsa abre em oscilação e queda, PRIO3, PETR4 e VALE3 em alta

Paola Rocha Schwartz

Ibovespa inicia em queda com influência dos Estados Unidos

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário