Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Criptomoedas Notícias

Receita Federal muda prazo de declaração do IR e trará mais dados na declaração pré-preenchida

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Receita Federal anunciou recentemente que, a partir deste ano, o prazo de entrega da declaração anual do imposto de renda será entre 15 de março e 31 de maio.

Segundo a instituição, a mudança tem como objetivo facilitar a consolidação de dados e a entrega e preenchimento por parte dos contribuintes. Além disso, a Receita deve trazer mais dados na “declaração pré-preenchida”, que é a declaração de imposto de renda já com dados preenchidos pela instituição com base nas informações recebidas por diversos meios.

Com a declaração pré-preenchida, a Receita deve trazer mais informações, inclusive sobre criptomoedas, já que as empresas e vendedores P2P reportam ao regulador as movimentações de seus clientes atendendo a IN 1888.

Para a contadora especializada em criptomoedas, Ana Paula Rabello, ouvida pelo Cointelegraph, a declaração pré-preenchida é bastante útil, pois traz informações que muitas vezes os contribuintes não juntam devido à organização e esquecimento.

A declaração de imposto de renda referente às operações ocorridas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior é obrigatória para todos os contribuintes e deve ser entregue anualmente, sendo uma boa alternativa para os investidores de criptoativos, pois a declaração pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade para o contribuinte.

Leia mais  Conheça o investidor que lucrou R$ 260 mil durante o colapso da Luna

Toda operação de compra e venda de criptomoedas que envolva o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou mesmo o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) já é suficiente para que a Receita Federal saiba, por exemplo, se o contribuinte adquiriu um Bitcoin no último ano, vendeu Ethereum ou negociou Ripple.

Vale a pena salientar que o leão realmente sabe de tudo, então não adianta tentar ocultar informações.


Imagine-se navegando em alto mar sem uma bússola. Cada onda representa uma decisão financeira, e sem orientação, é fácil se perder nas correntezas do mercado. É aí que entra a consultoria financeira. Como um farol na escuridão, ela oferece direção clara e segura para alcançar suas metas.

É por isso que o Guia do Investidor orgulhosamente lançou o GDI Finance, com a missão de ser o mapa para o seu sucesso financeiro, mas também para navegar junto ao seu lado. Com anos de experiência, nossos consultores são como capitães experientes, guiando-o pelas águas turbulentas da economia.

Desde a navegação para a aposentadoria tranquila até a jornada para aquisição de bens, o GDI Finance foi criado para simplificar sua trajetória. Com estratégias personalizadas e insights precisos, transformamos desafios em oportunidades e sonhos em realidade.

É hora de aprender a navegar tranquilo por águas turbulentas, alcançaremos horizontes que você nunca imaginou possíveis. Conheça a nossa consultoria financeira hoje mesmo.

Leia mais  Quase R$ 4 bilhões em criptomoedas deixam corretoras; maior quantidade desde junho
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Imposto de Renda: o que você precisa saber antes de declarar

Fernando Américo

Brasil Bitcoin: é seguro? Como funciona? Conheça a exchange

Lara Donnola

Imposto de Renda: 10 erros para cair na malha fina

Guia do Investidor

Mais de 40% dos brasileiros já entregaram a declaração do IRPF

Guia do Investidor

Mudanças no Perse geram economia de 30 bi

Rodrigo Mahbub Santana

Receita abriu consulta ao lote residual de restituição do IR

Márcia Alves

Deixe seu comentário