Guia do Investidor
Projecao de inflacao cai para 2 20 em 2020. Veja PIB Juros e Dolar
Colunistas

Selic a 13,75% – Troque a poupança por um investimento mais rentável e tão seguro quanto

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A poupança sempre vai ser um péssimo investimento, independente da taxa básica de juros (SELIC). E há vários motivos para isso. Listo abaixo alguns:

  1. O primeiro e mais conhecido motivo é a taxa. A taxa básica da economia é a SELIC, então sempre teremos investimentos remunerando próximo da SELIC (um pouco abaixo, um pouco acima). E a Poupança remunera 0,5% ao mês + TR, que equivale a 6% ao ano + TR. Se a SELIC estiver abaixo de 8,5% a regra muda, aí a poupança paga 70% da SELIC + TR. Ou seja, sempre abaixo do que podemos conseguir em outros tipos de investimentos tão seguros quando a poupança.
     
  2. O segundo, mas não menos importante é a capitalização. A poupança só paga os juros quando o investimento completa o mês, nunca parcial. Ou seja, se o investimento fica menos de 30 dias, ele não ganha a remuneração parcial. Se ele fica mais de 30 dias, ele ganhará apenas os 30 dias completos, não somará os dias seguintes enquanto não completar o novo mês. Já os demais investimentos pagam juros diariamente, não onerando o investidor em casos de saídas antecipadas, pois o investidor resgata e ganha o rendimento proporcional ao período total investido.
     
  3. Outro ponto importante é um risco. A poupança é conhecida por ser um produto conservador, isso é um fato. Mas um grande erro é achar que outro investimento de uma mesma instituição pode ser mais arriscado que a poupança simplesmente por ser outro investimento. Há diversos produtos bancários que tem o mesmo risco da poupança: risco de crédito do emissor. Ou seja, CDB, LCI e LCA tem exatamente o mesmo risco para o investidor que a poupança, caso seja o mesmo banco. A diferença é que a poupança paga menos ao investidor, ou seja, é uma captação mais barata para o banco.
     
  4. E, por fim, a cobrança de imposto de renda. A poupança pode ser considerada interessante por ter isenção de IR, mas isso não necessariamente traz benefício para o investidor. Isso porque há outros investimentos mais interessantes com isenção de IR, e há investimentos que, mesmo pagando imposto, são mais rentáveis ao investidor.
Leia mais  Os principais problemas econômicos do Brasil para o próximo presidente

Portanto, é importante que o brasileiro tenha educação financeira e fuja da poupança, que é apenas uma alternativa aos bancos para captar recursos baratos. Independente da SELIC subir, permanecer no mesmo patamar, ou voltar a reduzir, que é a tendência para o ano que vem, a poupança sempre será um produto de captação barata para os bancos, e pouco interessante aos investidores.

Quanto mais alta for a taxa SELIC e a Inflação, pior será a poupança, pois quando sobe a SELIC, aumenta a defasagem da poupança em relação ao mercado. Já quando sobe a inflação, reduz o ganho real da poupança, ou pode até dar ganhos reais negativos, como hoje, em que estamos com inflação em 8,73% nos últimos 12 meses, com a poupança remunerando apenas 6,96% (6% + TR). Ou seja, hoje o investidor de poupança está perdendo dinheiro.

Por André G. Schneider, Economista e Especialista em Investimentos CEA® na Warren Investimentos.


Leia mais  Além da caderneta de poupança, confira outras portas de entrada para investimentos
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Poupança em Abril: Saques superam depósitos em R$ 1,14 bilhão

Paola Rocha Schwartz

Polêmica no BC: Interpretação Política e incerteza econômica

Paola Rocha Schwartz

Dólar dispara com aversão ao risco pós decisão dividida do Copom

Paola Rocha Schwartz

Selic cai para 10,5% ao ano, com corte menor

Márcia Alves

Ibovespa cai levemente; governo propõe medidas para crise no RS

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras atualiza valor dos dividendos extraordinários por ação

Paola Rocha Schwartz

Deixe seu comentário