Guia do Investidor
Projecao de inflacao cai para 2 20 em 2020. Veja PIB Juros e Dolar
Colunistas

Selic a 13,75% – Troque a poupança por um investimento mais rentável e tão seguro quanto

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A poupança sempre vai ser um péssimo investimento, independente da taxa básica de juros (SELIC). E há vários motivos para isso. Listo abaixo alguns:

  1. O primeiro e mais conhecido motivo é a taxa. A taxa básica da economia é a SELIC, então sempre teremos investimentos remunerando próximo da SELIC (um pouco abaixo, um pouco acima). E a Poupança remunera 0,5% ao mês + TR, que equivale a 6% ao ano + TR. Se a SELIC estiver abaixo de 8,5% a regra muda, aí a poupança paga 70% da SELIC + TR. Ou seja, sempre abaixo do que podemos conseguir em outros tipos de investimentos tão seguros quando a poupança.
     
  2. O segundo, mas não menos importante é a capitalização. A poupança só paga os juros quando o investimento completa o mês, nunca parcial. Ou seja, se o investimento fica menos de 30 dias, ele não ganha a remuneração parcial. Se ele fica mais de 30 dias, ele ganhará apenas os 30 dias completos, não somará os dias seguintes enquanto não completar o novo mês. Já os demais investimentos pagam juros diariamente, não onerando o investidor em casos de saídas antecipadas, pois o investidor resgata e ganha o rendimento proporcional ao período total investido.
     
  3. Outro ponto importante é um risco. A poupança é conhecida por ser um produto conservador, isso é um fato. Mas um grande erro é achar que outro investimento de uma mesma instituição pode ser mais arriscado que a poupança simplesmente por ser outro investimento. Há diversos produtos bancários que tem o mesmo risco da poupança: risco de crédito do emissor. Ou seja, CDB, LCI e LCA tem exatamente o mesmo risco para o investidor que a poupança, caso seja o mesmo banco. A diferença é que a poupança paga menos ao investidor, ou seja, é uma captação mais barata para o banco.
     
  4. E, por fim, a cobrança de imposto de renda. A poupança pode ser considerada interessante por ter isenção de IR, mas isso não necessariamente traz benefício para o investidor. Isso porque há outros investimentos mais interessantes com isenção de IR, e há investimentos que, mesmo pagando imposto, são mais rentáveis ao investidor.
Leia mais  Nubank: NuConta com proteção do FGC

Portanto, é importante que o brasileiro tenha educação financeira e fuja da poupança, que é apenas uma alternativa aos bancos para captar recursos baratos. Independente da SELIC subir, permanecer no mesmo patamar, ou voltar a reduzir, que é a tendência para o ano que vem, a poupança sempre será um produto de captação barata para os bancos, e pouco interessante aos investidores.

Quanto mais alta for a taxa SELIC e a Inflação, pior será a poupança, pois quando sobe a SELIC, aumenta a defasagem da poupança em relação ao mercado. Já quando sobe a inflação, reduz o ganho real da poupança, ou pode até dar ganhos reais negativos, como hoje, em que estamos com inflação em 8,73% nos últimos 12 meses, com a poupança remunerando apenas 6,96% (6% + TR). Ou seja, hoje o investidor de poupança está perdendo dinheiro.

Por André G. Schneider, Economista e Especialista em Investimentos CEA® na Warren Investimentos.


Leia mais  Copom define Selic na próxima semana: especialistas comentam
Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Petrobras atualiza valor dos dividendos extraordinários por ação

Paola Rocha Schwartz

Analistas projetam inflação em 3,73% para 2024

Rodrigo Mahbub Santana

Incerteza nos EUA e tensões no Oriente Médio impactam o mercado

Rodrigo Mahbub Santana

Itaú alerta que ciclo de queda pode terminar antes do previsto

Paola Rocha Schwartz

Santander eleva recomendação da B3

Rodrigo Mahbub Santana

Copom faz redução de 0,50 pp na taxa Selic

Márcia Alves

Deixe seu comentário