Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

Sergipe e Alagoas devem gerar o “choque de energia barata”

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

Os poços descobertos pela Petrobras, poderão gerar mais energia do que a região precisa para consumo.

Os estados do Nordeste estão buscando empresas que queiram montar seus polos industriais e aproveitar a produção excessiva. Além do preço baixo no território nacional, haverá exportação em grande escala.

Novas descobertas são a ponte da salvação da Petrobras

No ano de 1955 um dos primeiros anos de operação da Petrobras, a companhia descobriu petróleo as margens do Rio Madeira. Ou seja, no Norte do país, a descoberta inicialmente foi promissoras.

Mas após a abertura de três poços, as amostras foram descartadas por não terem condições de ser produzidas comercialmente. Já em 2006, foi anunciada a descoberta de um campo petrolífero armazenado embaixo de uma grossa camada de sal.

Porém desta vez houve maior cooperação entre a Petrobras(PETR3) e empresas estrangeiras. Sendo que ao longo de muitos anos, a estatal desenvolveu tecnologias que garantiam a autossuficiência do Brasil.

Leia mais  Petróleo: Tensões na Europa e Oriente Médio encarecem commodity

Na época a companhia encontrava-se envolvida em escândalos políticos, o que acabou diminuindo os investimentos no pré-sal. Igualmente a descoberta da reserva não deixou de ser viável, devido ao seu grande potencial produtivo.

Agora em 2019, treze anos depois do pré-sal a Petrobras fez em Sergipe uma descoberta ainda maior. Segundo a empresa são seis campos no total, de onde se espera extrair 20 milhões de m³ de gás natural/dia.

Tal quantidade é equivalente a um terço da produção total brasileira. Ainda no mês passado se dizia que a descoberta poderá gerar R$ 7 bilhões de receita anual para os sócios.

Energia mais barata

Segundo Paulo Guedes esta é a oportunidade pode garantir a execução de seu projeto para o barateamento da energia. Pois com tanta oferta de gás natural e a energia que ele pode gerar, o preço pode baixar até 50%.

Assim como o pré-sal foi capaz de levantar a produção de petróleo, que em 2010 era de 41 mil barris/dia. E em 2016 alcançou a marca de 1 milhão de barris por dia.

Leia mais  Refinaria da Petrobras (PETR4) fará parada de manutenção em Canoas

Logo em maio de 2018, a produção atingiu a marca de 2,07 milhões de barris por dia. Esse aumento se deve ao avanço na tecnologia e projetos, que podem ser aplicados como modelos para a exploração do gás natural.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Queda do dólar e aumento do estoque de crédito: confira o resumo do dia

Rodrigo Mahbub Santana

Petrobras atualiza valor dos dividendos extraordinários por ação

Paola Rocha Schwartz

Petrobras abre licitação para retomar obras em alvo da lava jato

Paola Rocha Schwartz

Petrobras adia contrato com Unigel após alerta do TCU

Rodrigo Mahbub Santana

Ibovespa inicia em queda junto à Vale e Petrobras em negativas

Paola Rocha Schwartz

Petrobras assina memorado para projeto de eólica offshore no RN

Márcia Alves

Deixe seu comentário