Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Criptomoedas Notícias

Venezuela irá monitorar operações vinculadas a criptomoedas

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A Superintendência de Bancos (Sudeban) e a Superintendência de Criptoativos (Sunacrip) da Venezuela anunciaram que passarão a supervisionar “em tempo real” as operações bancárias relacionadas ao Bitcoin e a outros criptoativos.

A Sudeban, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda da Venezuela, afirmou que está criando mecanismos para monitorar os criptoativos devido a supostas “práticas irregulares” na economia do país, que teriam afetado a estabilidade do mercado de câmbio e o bolívar venezuelano.

A Sudeban não especificou quais são essas práticas, mas elas podem estar relacionadas com o preço do dólar paralelo, que está acima da taxa estabelecida pelo Banco Central da Venezuela (BCV).

Em 12 de dezembro, o presidente Nicolás Maduro pediu a seus seguidores que “combatessem” o paralelismo no preço do dólar.

Já em 16 de dezembro, a Sudeban realizou uma fiscalização das instituições financeiras “para evitar distorções na cotação do dólar na economia nacional”.

Leia mais  Bitcoin Gold vale a pena | Bitcoin Gold Hoje? Tudo sobre

Isso mostra que os criptoativos ainda têm uma forte presença no país. De acordo com a Chainalysis, stablecoins já representam 30% de todo o comércio varejista na Venezuela, o que significa que uma parte significativa do comércio varejista no país é realizada através da troca de stablecoins por bolívares.

Antes do anúncio recente, mais de 75 casos de bloqueio de contas bancárias relacionadas a criptomoedas ocorreram no país em 2022. É provável que essas suspensões continuem no curto prazo, já que as reguladoras venezuelanas parecem estar intensificando a vigilância.


Nos siga no Google News
Leia mais  3 criptomoedas para investir nesta tendência de alta preparadas para fazer milionários

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais

Brasil Bitcoin: é seguro? Como funciona? Conheça a exchange

Lara Donnola

Resumo do dia: Confira os destaques desta segunda-feira

Rodrigo Mahbub Santana

Bitcoin sobe 5% após halving, alcançando US$ 66 mil novamente

Paola Rocha Schwartz

O retorno dos Memes Coins: por que estão fazendo tanto sucesso?

Autor Convidado

Halving do Bitcoin é a oportunidade de ‘ouro’ em 2024

Fernando Américo

Bitcoin registra queda após ataques do Oriente Médio

Márcia Alves

Deixe seu comentário