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A empresa de delivery de comidas 99Food decidiu encerrar suas atividades no Brasil e já começou a notificar os restaurantes e entregadores parceiros.
Em um comunicado, a 99Food afirmou que “encerrará a operação de intermediação de entregas com entregadores parceiros (modelo Fullservice), e portanto, a entrega será de responsabilidade do próprio estabelecimento”.
A saída da 99Food do mercado de delivery de comidas no Brasil se soma a pelo menos mais três empresas que também decidiram deixar de realizar esse tipo de serviço no país.
Em 2019, a Glovo, empresa espanhola, se retirou do mercado, justificando que “para obter sucesso […] precisaríamos de mais investimento e tempo para penetrar, liderar e alcançar rentabilidade”.
Já o Uber Eats parou de entregar refeições no Brasil, afirmando que iria focar nas entregas de supermercados e lojas especializadas, como pet shops e comércios de bebidas.
Essas saídas têm causado “apreensão” no setor de restaurantes, segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel. Já existem inclusive, reclamações abertas pelo Rappi e pela própria Abrasel no Cade contra o iFood. Em uma destas ações, as entidades reclamaram da dominância do iFood no país e de supostas práticas anticompetitivas que a marca adota.
Agora, o mercado brasileiro se encaminha para um monopólio que pode trazer “custos elevados tanto para o setor quanto para os consumidores” segundo Solmucci.
Ao TecMundo, o iFood negou que os restaurantes possam ficar dependentes da empresa, já que o “WhatsApp e os canais de vendas próprios dos restaurantes representam ao menos metade do faturamento do delivery no país”.
“De acordo com levantamento realizado por instituto de pesquisa contratado pelo iFood, os aplicativos de delivery são responsáveis por apenas por 29,4% dos pedidos de entrega de comida feitos no Brasil”, acrescentou o app.
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