Guia do Investidor
imagem padrao gdi
Notícias

A alta do dólar chegou com força e para ficar

Nos siga no Google News

Continua após o anúncio

A moeda norte-americana, a principal unidade monetária do mundo, vem ganhando forças nos últimos tempos. E analistas começam a pontuar que devemos nos acostumar com este ciclo de alta. O motivo? A inflação.

Afinal, toda vez que a inflação ultrapassou 5% ao ano nas principais economias, o indicador levou em média 10 anos para cair a 2%.

Assim, esse é o horizonte que os bancos centrais dos EUA e da Zona do Euro enfrentarão daqui para frente. Nas principais economias, a inflação flerta com dois dígitos.

A informação é do Bank of America (BofA). A instituição americana analisou episódios inflacionários nas economias centrais entre 1980 e 2000 e alerta para um círculo vicioso que está apenas começando. Inflação alta exige mais taxas de juros para o seu combate e mais taxas de juros fortalecem as moedas, pontua a instituição em nota.

Além disso, o despeito de juro crescente, tendência compartilhada por países desenvolvidos e emergentes, sofrem mais as moedas cujas economias revelam maior fragilidade, inclusive, por pressões geopolíticas como as europeias. No pós-pandemia e em meio às consequências da guerra na Ucrânia – sob o risco de escalada após ameaças de Vladimir Putin de recorrer a armas nucleares para defender territórios – tende a zero as economias candidatas à rápida recuperação.

Leia mais  Dólar cai 0,97% com IPCA-15 abaixo do esperado e fluxo gringo na bolsa

Por outro lado, Imbatíveis na perspectiva de reação após períodos de retração, os EUA têm o dólar como destino dos investidores globais, preferência potencializada, neste momento, pela alta de juro patrocinada pelo Federal Reserve (Fed).

Na visão da duração dos ciclos, o pensamento também ajuda a moeda. O FED indica ainda estar no inicio de seu ciclo de altas nos juros, portanto,gerando uma longa margem até a queda dos indicadores de inflações. Além de que novas altas ainda devem ser consideradas pelos bancos centrais.


Nos siga no Google News

DICA: Siga o nosso canal do Telegram para receber rapidamente notícias que impactam o mercado.

Leia mais  Dólar sobe enquanto investidores aguardam dados de inflação nos EUA

Leia mais

Dólar dispara frente ao Real com impacto de decisões da Petrobras

Guia do Investidor

Dólar recua após Powell e Lagarde manterem expectativas sobre juros

Guia do Investidor

Powell sinaliza cortes de juros e dólar recua

Guia do Investidor

Dólar sobe em dia de incerteza nos EUA e China

Guia do Investidor

Dólar cai; mercado aguarda China, Powell e payroll

Guia do Investidor

Dólar cai frente a emergentes; Semana fecha no negativo

Guia do Investidor

Deixe seu comentário